Tendências de consumo – 3 motivos para acompanhar

Tendências de consumoTodo mercado possui as suas tendências de consumo. Por isso, não importa o porte da sua empresa, é fundamental descobrir essas tendências e estar preparado para lidar com elas. Essas tendências indicam – mas não definem – a direção que possivelmente está seguindo o mercado e que possivelmente se tornarão o presente na vida das pessoas.

Acontece, porém, que as tendências não surgem do dia para a noite e tampouco se referem a fatores futurísticos. Na verdade, estão relacionados às demandas dos consumidores atuais e às ofertas do mercado que já existem atualmente – ao menos parcialmente – mas que ganharão força no futuro. Porém, acompanhar as tendências de consumo não se trata de uma análise do futuro, mas uma análise do presente, tendo em conta o histórico, para prever cenários futuros.

As empresas que acompanham essas tendências tendem a ser manter competitivas e inovadoras (saiba mais sobre esse assunto no e-book Dicas para uma pequena empresa ser mais competitiva). Por isso é fundamental não deixar de lado esse cuidado.

Conheça 3 motivos para acompanhar as tendências de consumo do seu mercado e melhorar o seu desempenho com essa ação.

1 – O futuro está chegando mais rápido

Há alguns anos, filmes e seriados apresentavam soluções tecnológicas como algo totalmente futurístico, de um futuro muito distante e remoto. Sabíamos que um dia aquela inovação chegaria, mas permanecia sendo algo distante e reservada para poucos. Hoje, porém, a distância entre aquilo que se prevê para o futuro e o que se torna realidade é muito mais curta. Em pouquíssimos anos as pessoas mudaram radicalmente muitos comportamentos, principalmente no que diz respeito à vida digital, e continuarão em evolução.
Por isso, as empresas que acreditam que “tudo continuará como está por longos anos” precisam revisar a forma de pensar e se atualizar. As mudanças estão ocorrendo mais rapidamente e exigindo das empresas uma resposta mais rápida e disposição contínua para se adaptar à novos cenários. Acompanhar as tendências de consumo – isto é, em que direção está caminhando e qual a forma que os produtos e serviços do seu mercado estão sendo consumidos e quão diferente está do que um dia já foi – é uma forma de se preparar para esse futuro já tão presente.

Se estiver buscando uma solução para monitorar ativamente o mercado, conheça o ADI-Mercado.

2 – A preparação é realizada no hoje

Outro motivo para acompanhar as tendências de consumido é a necessidade de cada vez mais tornar a sua empresa ativa, e não apenas reativa. A grande parte das empresas apenas responde ao que já está acontecendo, e na maioria das vezes responde atrasada em relação às empresas inovadoras e mais competitivas.

Quando uma empresa passa a acompanhar as tendências do mercado em que atua, ela tem condições de preparar a sua estrutura, os seus funcionários e a sua estratégia para responder com mais eficácia às oportunidades e ameaças que surgirão.

3 – Oportunidades podem surgir

Por fim, um motivo muito plausível para olhar para o presente e para o futuro e identificar tendências é que muitas oportunidades estão escondidas nessas tendências, e quem percebê-las primeiro e estiver preparado para aproveitá-las com certeza se destacará e terá muitos benefícios.
Se algo é uma tendência de consumo significa que ainda não é consumido pela grande massa do público, mas que possivelmente logo será. As empresas que conseguirem ser pioneiras estarão mais sólidas quando a demanda aumentar e responderão com mais agilidade e satisfação aos novos consumidores.

Caso queira aprender mais sobre oportunidades de mercado, confira o e-book Como identificar oportunidades de negócios.

Acompanhar as tendências de consumo continuamente

Se estamos vivendo uma era de mudanças profundas e cada vez mais frequentes, também as tendências de consumo tendem a se modificar (confirmando ou alterando aquilo que era previsto) com uma intensidade também enorme. Daí a importância de não apenas identificar as tendências esporadicamente, mas de monitorar o mercado.

Para compreender melhor, faça o download do e-book: Razões para monitorar o mercado.

Razões para monitorar o mercado