Consultoria de Gestão

Consultoria de gestão – 4 sinais para investir

Consultoria de GestãoContratar uma consultoria de gestão vale mesmo a pena? Quando é o momento ideal? O que a consultoria pode fazer por minha empresa? Essas e muitas outras dúvidas passam pela cabeça dos empresários e administradores que estão buscando melhorar a gestão da sua empresa mas que ainda não estão certo de que uma consultoria de gestão é realmente a melhor solução.

De fato, nem todas as empresas estão no momento ideal para contratar uma consultoria de gestão ou de qualquer outra especialidade. Uma consultoria empresarial é realizada através de uma parceria entre os consultores e o cliente, e portanto demanda que os profissionais da empresa contratante estejam abertos e envolvidos com todo o trabalho.

Vamos explorar neste artigo 4 sinais que indicam que é um bom momento para contratar uma consultoria de gestão.

#1 – A estrutura gerencial não acompanha o mercado

Quando uma empresa percebe que a sua estrutura gerencial (a maneira como a empresa é cuidada, administrada, controlada e conduzida) já não consegue responder às demandas e características do mercado, é o momento de ficar atento. O mercado e os consumidores têm mudado bastante nos últimos tempos – e essa mudança continua acontecendo – mas ainda existem empresas que continuam atuando da mesma forma como faziam há 5, 10 ou 15 anos atrás. As mudanças que ocorrem fora da empresa exigem uma nova postura da empresa também internamente, e é nesse sentido que a consultoria de gestão pode auxiliar.

Uma empresa especializada em aprimorar a gestão pode ajudar trazendo para dentro da sua empresa modelos gerencias mais atuais e adequados ao mercado atual e às tendências previstas. Além, claro, de todo conhecimento e experiência dos consultores que é partilhado com os profissionais da sua empresa.

#2 – O controle das informações e das atividades não está adequado

Se os sócios, diretores ou gestores da empresa já não sentem que a empresa está sob controle mas, ao contrário, faltam informações, há muita oscilação, falta padronização na forma de agir e outras características que demonstram que o controle já não está mais adequado, é um importante sinal de que uma mudança é necessária. E também nessa mudança a consultoria em gestão pode ajudar.

Uma empresa que controla as informações que ela gera e coleta, bem como as atividades que realizada em todos os departamentos e níveis, torna-se mais gerenciável e mais preparada para responder às oportunidades que o mercado apresenta. E o oposto é válido: empresas desorganizadas tendem a não aproveitar bem as oportunidades.

#3 – As equipes não estão com bom desempenho

Caso a empresa está bem financeiramente, realizando os investimentos corretos, com uma estrutura física e tecnológica adequada, ofertando produtos e serviços que atendem à demanda do mercado, e ainda assim não atinge os resultados esperados, talvez a sua gestão de pessoas não esteja tão boa. Dito de outra forma: são as pessoas, isto é, os profissionais que atuam na empresa, que dão sentido a tudo que a empresa constrói, oferta e realiza. O que acontece, porém, é que uma má gestão pode tornar até mesmo profissionais muito competentes incapazes de dar o seu máximo pela empresa.

Contar com o auxílio de consultores externos pode ser uma estratégia para trazer um novo clima para a empresa, realizar as mudanças necessárias e melhorar o desempenho das equipes.

#4 – A empresa deseja crescer

Esse é um ponto fundamental: uma consultoria empresarial não deve ser contratada apenas quando já há problemas profundos. Os consultores podem ajudar também quando a empresa vai bem e deseja crescer ainda mais. Aqui na Intelliplan Consultoria Empresarial já atendemos diversas empresas que queriam impulsionar ainda mais o seu crescimento e recorreram a nós para oferecermos a consultoria.

Uma consultoria de gestão pode ajudar sua empresa a crescer pois estabelecerá uma gestão mais profissional, atualizada e adequada. Isso dará solidez e força para a empresa dar passos mais largos e suportar uma demanda maior.

Como funciona uma consultoria de gestão?

Uma vez percebida a importância de uma consultoria empresarial, é necessário dar um passo a mais e compreender como funciona esse trabalho. Por isso recomendamos a leitura do artigo: Como funciona uma consultoria empresarial.

Em nossa página de materiais educativos e aqui no blog você encontrará outros artigos que podem ajudá-lo.

Qual a situação da sua empresa?

Um bom início é realizar uma análise da mais profunda da realidade da sua empresa para decidir qual o melhor investimento e qual o melhor momento para concretizá-lo. Por isso, recomendamos o e-book Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial