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5 motivos para analisar a concorrência

analisar-concorrenciaPara você que está buscando descobrir por que ou como analisar a concorrência, queremos apresentar 5 motivos.
Toda empresa está inserida em um ambiente competitivo – ela não é algo isolado ou que não é afetada pelo o que está ao seu redor. Daí surge a necessidade de conhecer esses competidores; e isso pode ser feito através de uma análise da concorrência.

Na Intelliplan, realizamos com frequência essa análise da concorrência, principalmente quando estamos realizando algum estudo de mercado, elaborando uma estratégia ou atuando com nosso serviço de consultoria e monitoramento de mercado, o ADI-Mercado. E o que percebemos é que sempre há alguma informação nova ou alguma análise mais profunda que pode ser feita sobre os concorrentes, o que resulta em novas oportunidades e planos de ação.

Vejamos 5 motivos para analisar a concorrência.

1- Saiba como melhor se posicionar

Ao conhecer mais a fundo os seus concorrentes, sua empresa poderá se posicionar melhor no mercado, destacando os seus diferenciais e não sendo classificada apenas como “mais uma empresa do setor”.

É importante descobrir como os seus concorrentes se apresentam aos consumidores e como os consumidores enxergam essas empresas. Uma empresa pode se posicionar no mercado, por exemplo, como “a loja com maior variedade de produtos para carros”, mas ser conhecida pelos consumidores como a loja que oferece um atendimento ruim, e isso pode significar uma oportunidade a ser explorada por sua empresa.

2- Descubra gargalos e oportunidades ao analisar a concorrência

Busque descobrir quais são as demandas dos consumidores (não somente em termos de produtos e serviços, mas também de atendimento, formas de pagamento, prazo, entre outros) que os seus concorrentes não estão atendendo totalmente ou parcialmente. Para isso é importante conhecer não somente os concorrentes, mas também as demandas dos consumidores.

A demanda não atendida pode significar uma boa oportunidade de atrair e gerar negócios para a sua empresa. Contudo, esse é um movimento constante: os gargalos não existem constantemente e as oportunidades podem ser momentâneas; por isso é necessário sempre acompanhar o movimento dos concorrentes (saiba mais sobre o monitoramento do mercado).

3- Não seja surpreendido

Ao analisar a concorrência você evita de ser surpreendido por informações e novidades que você já poderia ter descoberto se tivesse realizado essa análise mercadológica.

Muitas empresas descobrem o que os seus concorrentes estão fazendo quando um fornecedor em comum passa a informação ou quando perde um cliente para o concorrente e acaba por descobrir o motivo. Porém, muitas dessas informações já poderiam ser antecipadas (a internet é uma grande aliada nessa tarefa).

4- Amplie a sua visão e o seu conhecimento

Novos concorrentes surgem continuamente (abrir uma empresa tornou-se uma tarefa muito mais fácil atualmente e o número de pessoas dispostas a empreender aumenta a cada dia) e os que já existem estão se reinventando. Ao mesmo tempo, muitas empresas pararam de evoluir no que diz respeito ao conhecimento sobre os concorrentes.

Analisar os concorrentes – seja de maneira pontual, mas com intervalos curtos, seja de maneira constante – é fundamental para se manter atualizado sobre o que seus competidores estão preparando e lançando no mercado e para descobrir novos concorrentes que estão a surgir.

5- Tudo está mudando muito rápido

Se há alguns anos podíamos falar que grandes transformações levavam décadas para ocorrem, agora falamos de poucos anos ou até meses. Com o fácil acesso à informação e o crescimento exponencial da tecnologia, as pessoas e as empresas estão agora se adaptando e se reinventando cada vez mais rápido. Isso traz oportunidades e desafios.

Uma boa análise da concorrência não diz apenas o que está acontecendo, mas aponta também as tendências, ou seja, aquilo que está por vir. E como tudo está mudando rapidamente, torna-se ainda mais necessário a realização de análises constantes.

Monitoramento e análise do mercado

Conheça o ADI-Mercado, a solução da Intelliplan Consultoria Empresarial para as empresas que querem monitorar o mercado – incluindo os concorrentes – e contar com o auxílio de um consultor especialista para analisar as informações e tomar decisões mais acertadas.

Razões para monitorar o mercado