7 dicas para conhecer melhor o cliente

7 dicas para conhecer melhor o cliente

7 dicas para conhecer melhor o cliente

Não é exagero afirmar que a boa relação com o cliente é peça importante do motor que faz uma empresa funcionar. Afinal, conhecer o cliente é um dos princípios que mantém o elo “empresa-consumidor” firme e consolidado.

É importante salientar que a busca por inovação, o excelente atendimento, bem como a qualidade indubitável dos produtos ou dos serviços oferecidos, são elementos que fazem parte do pacote que garante o êxito de uma empresa. No entanto, todas essas práticas de boa gestão se tornam realmente eficazes quando o administrador domina algo essencial: a arte de conhecer o cliente.

7 dicas práticas para conhecer melhor o seu cliente

Mas, afinal, como agir para realmente saber quem são, como pensam e o que querem os clientes? O empreendedor que sabe de cor quais são os determinados consumidores que adquirem os serviços ou os produtos da sua empresa não necessariamente os conhece.Conhecer o cliente é compreender como ele se comporta, é entender também quais características do produto ou serviço o fisgaram para ele ter se tornado exatamente isso, um cliente. Para saber então quem é esse ser que é a razão da existência de um empreendimento, vale algumas dicas:

Dica #1 – Pesquisa de mercado

Efetuar uma pesquisa de mercado implica em conhecer o cliente no aspecto qualitativo (hábitos de consumo, comportamento, entre outros) e quantitativo (potencial, participação). Se a sua empresa nunca realizou ou não tem condições de realizar uma pesquisa de mercado, há empresas que podem auxiliar nessa atividade.

Dica #2 – Empatia

Se colocar no lugar do cliente é uma forma de entender o que ele pensa. Esteja próximo do cliente e atento à sua maneira de pensar e agir.

Dica #3 – Aceitar as críticas

É importante ouvir o que o consumidor não aprova ou o que falta. Isso faz a empresa aprimorar o serviço ou produto dela, bem como faz o cliente se sentir participativo.

Dica #4 – De onde veio o consumidor

É pertinente saber também como e por qual motivo o cliente chegou até determinado negócio. A partir daí, já é possível saber o que ele quer.

Dica #5 – Segmentação

Diante de uma ampla variedade de características sociais e de público, segmente seu público-alvo em grupos menores e trabalhe de acordo com a característica de cada grupo.

Dica #6 – Facilite a comunicação

Para saber quem é o seu público-alvo, é importante manter um elo eficiente de interação com o cliente. Esse aspecto de interação significa manter um bom atendimento em todas as esferas de comunicação, seja no meio físico ou no meio virtual. Clientes almejam comunicação rápida e sem empecilhos, sem ligações demoradas de telefone ou e-mails que não retornam.

Dica #7 – Mídias sociais

É necessário monitorar com a devida atenção o mundo das redes sociais, pois hoje elas são praticamente onipresentes no cotidiano das pessoas. Interagir com o cliente por meio dessas redes é um canal de comunicação importante para conhecê-lo melhor.

Os benefícios de conhecer melhor o cliente

Diante de tais práticas, a relação empresa entre a empresa e público-alvo será uma via de mão dupla onde ambos podem se beneficiar. Particularmente em tempos de crise, aquelas empresas que conhecem melhor seus clientes e potenciais consumidores podem apresentar ofertas mais relevantes e atrair novos negócios.

O cadastro de clientes

Quer melhorar sua gestão de clientes? Confira o material “Cadastro de Clientes – Tudo o que você precisa saber” e aprenda a utilizá-lo para favorecer os negócios.