Dicas para aproveitar bem um curso online

Curso online – 8 dicas para aproveitar bem

Dicas para aproveitar bem um curso online

Um dos grandes benefícios dos cursos online é a flexibilidade de horário e autonomia do cursista para estabelecer o seu percurso de aprendizagem. Os cursos online são, em geral, divididos em módulos que informam ao aluno os objetivos de aprendizagem a serem alcançados, os conteúdos para estudo, materiais didáticos disponíveis, atividades de aprendizagem e o que o aluno será capaz de elaborar/executar ao término de cada módulo estudado.

Estabelecendo estratégias de aprendizagem no seu curso online

Estude com disciplina

Ter disciplina é um requisito fundamental para um bom aproveitamento de um curso online. Lembre-se que na educação a distância, os bons resultados surgem com o envolvimento e engajamento do aluno. O primeiro passo é analisar os objetivos de aprendizagem e estabelecer metas diárias de estudo possíveis de serem cumpridas.

Elabore um plano de estudos

O plano de estudos é uma ferramenta muito útil para estabelecer a rotina a ser cumprida para a sua meta diária. Neste plano você definirá o quanto de tempo dedicará aos estudos e quais as ferramentas e materiais didáticos disponibilizados pelo curso que podem ser facilitadores do seu processo de aprendizagem.

Defina qual é o seu melhor estilo de aprendizagem

As pessoas têm diferentes estilos de aprendizagem quando estão adquirindo novos conhecimentos. Em geral os cursos oferecem materiais didáticos multimídia; então, se você prefere aprender assistindo vídeos, comece pelo material audiovisual, para depois passar para a leitura de textos. Se o curso só disponibilizar aquivos de textos, procure fazer uma primeira leitura mais genérica e uma segunda com mais acuidade, reforçando os pontos fortes a serem assimilados.

Participe das atividades de aprendizagem

Realizar todas as atividades de aprendizagem propostas pelo curso é uma maneira de reter os conhecimentos que você adquire e também uma forma de você ampliar o seu repertório pessoal antes de iniciar um curso.

Interaja com o tutor e colegas

Uma ferramenta muito utilizada em plataformas de cursos online são os fóruns de discussão. O fórum é moderado por um tutor que tem a responsabilidade de fomentar a participação e a interação dos alunos que debatem sobre um tema ou tópico do módulo. A participação do aluno pode ser obrigatória, em determinados fóruns , ou voluntária, dependendo do desenho pedagógico do curso. Mesmo que não seja obrigatório, o fórum estimula a produção coletiva de conhecimentos, tida como uma das facilitadoras nos processos de aprendizagem.

Busca por novos conteúdos

Mesmo que o conteúdo do seu curso online seja satisfatório, é sempre interessante para enriquecer a aprendizagem a busca por novos conteúdos, fontes de informação e bibliografias. Esta iniciativa estimula o cursista para desenvolver a autonomia para continuar seus estudos sozinho ao término do curso, se assim desejar.

Avaliação não é um bicho papão

Aprendendo com a avaliação

Embora a maioria dos cursistas não aprecie as avaliações ou provas, elas devem ser encaradas como uma etapa importante no processo de aprendizagem. Quando bem aplicadas, ajudam a identificar e fixar os conhecimentos relevantes e fundamentais.

Avalie o seu desempenho

A autoavaliação de desempenho é outra ferramenta muito importante no processo de aprendizagem. Revise os objetivos de aprendizagem estabelecidos e compare com os seus resultados, e tente estabelecer o que pode ser melhorado e não se esqueça de elogiar o seu próprio desempenho. Caso necessite melhorar, vale lembrar que a aprendizagem é um processo contínuo, ao longo da vida.

Ainda em dúvida se é vantajoso realizar um curso online?

Confira nesse artigo 5 motivos para fazer um treinamento ou curso online.

Procurando cursos online nas áreas de estratégia e gestão?

Conheça os cursos e treinamentos oferecidos pela Intelliplan Consultoria Empresarial. São treinamentos e palestras nas áreas de gestão de pessoas, atendimento e vendas, gestão empresarial e outras.