Plano De Negócio

A importância de um plano de negócio

Plano De NegócioNão é nenhuma novidade que é de grande importância elaborar um plano de negócio para todo novo negócio. Mais do que isso: que todo tipo de negócio (empresa, produto, serviço, etc.), seja novo ou já existente, necessita de um bom plano de negócios. Mas então fica a dúvida: qual a real importância de um plano de negócio? Ele realmente faz diferença na construção e na condução do negócio ou é apenas uma boa prática que pode ser deixada de lado?

Uma simples analogia pode nos ajudar. Imagine que você tem o sonho de realizar algo grandioso e acredita realmente que ele pode ser importante não só para você mas também para outras pessoas. Não é preciso muita coisa para torná-lo realidade – assim você imagina – basta anotar essa ideia no papel para não perdê-la e seguir o caminho óbvio para torná-la real: desenvolver o produto ou serviço, apresentá-lo ao mercado e vender para os clientes que aparecerão. E conforme o dinheiro entrar, você estrutura melhor seu projeto e expande sua atuação. Simples, não?

O problema desse raciocínio é pensar que “basta não errar e tudo dará certo”. Ou seja, é ignorar o fato de que, para um projeto dar certo, também é preciso dar os passos certos, e não apenas “não errar”. E nesse momento surge o plano de negócio.

A importância de um plano de negócio se mostra justamente no objetivo de acertar, e não apenas de não errar. O plano de negócio é esse trabalho de pesquisar, analisar, decidir e planejar visando aumentar as chances de sucesso.

Esforço necessário e recompensado

É bastante comum encontrar empreendedores focados em desenvolver o melhor produto ou serviço e que enxergam o planejamento como perda de tempo ou como “falta de foco no que realmente importa” (veja nesse artigo 4 sinais de que está na hora de investir em planejamento).
Quando, porém, o produto ou serviço é concluído do ponto de vista funcional, de design, tecnológico e técnico, por vezes se depara com a dificuldade de comercializá-lo.

O plano de negócio é importante pois de antemão você pode compreender o mercado, com suas exigências, demandas e características, e com isso estruturar o produto ou serviço e o próprio negócio para aquilo que é a realidade atual e a tendência mercadológica e da sociedade. Não cumprir essa etapa do processo é como passar meses ou anos trabalhando em um produto e, quando o termina, descobre que o governo acabou de aprovar uma lei que proíbe determinado componente que você utilizou e que é fundamental para o funcionamento. Acontece, porém, que a lei já tramitava há anos e já era previsto que fosse aprovada tão logo; mas com tanto foco para “dentro da caixa”, não houve disposição e esforço para olhar para “fora da caixa”, isto é, para o que estava acontecendo além do seu projeto.

O plano de negócio não deve ser, portanto, um trabalho a mais, mas uma peça fundamental no processo de desenvolvimento do negócio e que, de certo, trará as suas recompensas, uma vez que você trabalhará antecipadamente em situações e decisões que poderão impactar o seu empreendimento.

Plano de negócio bem elaborado

Se por um lado é de suma importância elaborar um plano de negócio, por outro ele não pode ser elaborado de qualquer forma, apenas para cumprir essa etapa do processo. Se um plano de negócio significa pesquisas, análises e decisões que impactam no empreendimento, realizar essas atividades sem qualidade pode comprometer o sucesso do negócio. Tão pior do que não tomar uma decisão pode ser tomar a decisão errada.

Nesse momento cabe o questionamento: você está preparado para elaborar o plano de negócio? Possui os conhecimentos e as experiências necessárias?

Além dos muitos materiais disponíveis na internet para auxiliar no aprendizado e elaboração de planos de negócios, sua empresa pode contratar consultorias especializadas na elaboração de planos de negócios, como é o caso da Intelliplan Consultoria Empresarial.

Portanto, dois pontos são importantes:

  1. Não deixar de elaborar um plano de negócio, pois é ele quem dará uma visão mais clara do mercado e nele serão tomadas decisões que apontarão para o sucesso do seu negócio;
  2. Elaborar um plano de negócio com qualidade, isto é, suportado por metodologias, informações, conhecimentos e experiência.

Guia gratuito para elaborar um plano de negócio

A Intelliplan Consultoria Empresarial desenvolveu um material exclusivo para ajudar aqueles que querem desenvolver um plano de negócios. Nele, propomos uma estrutura fundamental para o plano de negócio e uma série de perguntas que vão orientar o seu desenvolvimento.

Aproveite! Faça o download gratuito desse material: Como elaborar um plano de negócio.

Como elaborar um plano de negócio

Material gratuito – Como elaborar um plano de negócio

Precisa de ajuda para elaborar um plano de negócio?

A Intelliplan Consultoria Empresarial é especialista em atender micro, pequenas e médias empresas e também empreendedores que querem iniciar o seu negócio. Conheça os nossos serviços ou entre em conosco conosco.