Analisar o mercado

Como analisar o mercado para ser mais competitivo

Analisar o mercadoPara uma empresa que busca ser mais competitiva, é fundamental analisar o mercado. Afirmando de outra maneira, não conhecer as forças e fraquezas dos competidores é colocar a sua própria empresa de olhos vendados em uma competição acirrada em que é necessário estar atento a todos os movimentos.

Quando foi a última vez que sua empresa analisou o seu mercado? O conhecimento que sua empresa possui sobre os concorrentes, os consumidores, as tendências e tudo o que compõe o mercado está atualizado?

Vamos nesse artigo abordar sobre a importância e os meios para analisar o mercado e aumentar a competitividade.

Por que analisar o mercado?

A atual dinâmica do mercado tem exigido dos administradores e gestores frequentes tomadas de decisões. E essas decisões estão cada vez mais complexas devido à quantidade de variáveis envolvidas e ao aumento das informações que devem ser estudadas. E sabemos que o custo de uma decisão mal tomada é altíssimo e pode até mesmo por em risco a saúde da empresa.

Daí surge a importância de analisar o mercado: mais do que estar parcialmente atualizado, possuir estudos aprofundados sobre o mercado de atuação da empresa tornam as decisões mais fundamentadas e aumentam as chances de sucesso.

Realizar uma análise de mercado, portanto, não deve ser considerado um luxo para poucas empresas ou uma atividade supérflua ou secundária, mas algo de extrema importância para abrir a visão dos empreendedores e gestores e conduzir os negócios na direção correta.

Analisar o mercado para ser mais competitivo

Outro fator importante quando se trata de analisar o mercado é que as informações coletadas e analisadas colaboram para direcionar os esforços da empresa a fim de se diferenciar no mercado e ofertar soluções mais adequadas aos consumidores.

Quando há um conhecimento mais claro e atual sobre os concorrentes, a empresa consegue identificar quais são as suas próprias fraquezas – em quais aspectos ela está sendo ultrapassada, por exemplo – e quais são as suas forças, podendo intensificar ainda os seus diferenciais. Quando os seus clientes realmente são conhecidos, é possível oferecer soluções mais adequadas, possuir uma abordagem comercial mais eficaz e realizar ações de marketing que realmente surtem efeito.

Tão importante quanto conhecer os concorrentes e os clientes é ter um conhecimento atualizado sobre as tendências do seu mercado e as oportunidades e os riscos que podem surgir. A alta competitividade está também relacionada com a capacidade da empresa de inovar e de aproveitar bem as oportunidades que mercado oferece.

Monitorar e não apenas analisar

Se a sua empresa quer ir além e obter resultados ainda mais interessantes, se tornando mais competitiva, ela pode monitorar o mercado ao invés de apenas analisá-lo esporadicamente.

Sabendo que atualmente o mercado está mudando com uma velocidade muito grande e que as oportunidades surgem e passam rapidamente, muitas empresas tem optado por um monitoramento contínuo do mercado para aproveitar todos os movimentos favoráveis e para responder como mais agilidade às ameaças.

Razões para monitorar o mercado

Para compreender melhor sobre os benefícios e os motivos para monitorar o mercado, faça o download do e-book: Razões para monitorar o mercado.

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