Análise de mercado

Análise de mercado para pequenas empresas vale a pena?

Análise de mercadoDentre as muitas dúvidas que uma pequena empresa enfrenta, uma delas é se vale a pena investir em uma análise de mercado. De maneira ainda mais objetiva: investir tempo e dinheiro analisando o mercado trará algum retorno vantajoso para a empresa?

Os recursos disponíveis para uma pequena empresa são escassos. Por vezes, ocorre até mesmo de não haver nenhuma reserva para investimentos. Por outro lado, a falta de conhecimento gera muitas vezes insegurança e paralisia. E a falta de conhecimento sobre o mercado pode resultar em muitos riscos para a empresa.

É dentro dessa perspectiva que se deve avaliar se uma análise de mercado é algo interessante para uma pequena empresa. Até que ponto a falta de conhecimento sobre o seu mercado de atuação afeta uma empresa?

Para que uma análise de mercado?

Uma análise de mercado pode ser utilizada para as mais diversas finalidades, mas em última instância, a análise não é produto final, mas o meio para levantar informações e a partir delas aumentar o conhecimento e tomar decisões mais apuradas.

Vamos criar uma situação para facilitar a compreensão. Imagine uma empresa que decidiu investir na divulgação dos seus produtos, algo inédito para essa empresa. O João, empresário e administrador do negócio, baseado em sua experiência e conhecimento, acredita que desenvolver alguns panfletos e anunciar na rádio da cidade alcança um bom número de pessoas a um preço acessível. E ainda complementa: “Nunca ouvi propaganda de nenhum de nossos cinco concorrentes na rádio, e os panfletos que já peguei eram muitos simples. Iremos nos destacar!”. Confiante, o empresário reúne suas economias, contrata uma agência de propaganda, negocia os valores e dá início ao trabalho e à divulgação.
O que o João não sabia é que duas novas empresas haviam chegado à cidade vizinha oferecendo um produto muito semelhante ao seu, e ambas com o propósito de atuarem também na cidade da sua empresa. Mais do que isso, antes de virem para a vizinhança, elas estudaram as empresas que já atuavam na região, inclusive a empresa do João. Por serem empresas que estavam acostumadas a atuar em mercados competitivos, já chegaram com um bom plano de marketing, que não só utilizariam dos meios mais tradicionais de divulgação – como os panfletos e o rádio – como também fariam o uso das diversas ferramentas de marketing digital.
Para a surpresa do João, tão logo sua propaganda começou e ele tomou conhecimento dos dois novos concorrentes. Percebeu que sua ação não era tão inovadora assim, e até sentiu certa raiva por não ter tomado conhecimento dos novos concorrentes antes.
O investimento do João não foi em vão, mas poderia ter sido melhor aproveitado.

Uma análise de mercado realiza o levantamento de informações, e uma posterior análise, não somente dos concorrentes, mas de todos os envolvidos com o seu negócio, os chamados stakeholders.
Há muito que se pode e se deve saber sobre o mercado, principalmente antes da tomada de decisões, e negligenciar um bom estudo pode custar caro para uma empresa.

Uma análise de mercado pode contemplar, dentre outras atividades:

  • Pesquisas qualitativas e quantitativas (pesquisa de mercado, de satisfação, de imagem, e outras);
  • Estudos de viabilidade econômica e mercadológica;
  • Análise do desempenho de concorrentes;
  • Avaliação do mercado e das oportunidades de crescimento;
  • Identificação das perspectivas de mercado e as tendências de consumo e competitivas.

Se tratando de uma pequena empresa, tais informações e estudos podem ser o diferencial e a ponte para um crescimento de sucesso.

Analisando o mercado

Como dar início à análise de mercado? A primeira dúvida é sobre quem realizará este trabalho.

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Se a sua empresa possui as ferramentas e conhecimentos necessários, mãos à obra!
Com o dinamismo atual do mercado, novidades surgem a todo momento e mudanças acontecem e se fazem necessárias. Tardar para conhecer melhor o mercado pode significar perda de oportunidades e o desconhecimento de ameaças para o seu negócio.

Há no mercado diversas empresas que oferecem o serviço de análise de mercado. Essas empresas, em geral de consultoria empresarial e mercadológica, possuem as suas especialidades e experiências, e cabe analisá-las para identificar aquela que mais se adapta à realidade e aos objetivos da sua empresa.

A Intelliplan Consultoria Empresarial, através das suas áreas de Inteligência de Mercado e de Estratégia Empresarial, atua na realização de análises e estudos e mercado.

O importante para o crescimento e sobrevivência de uma pequena empresa é manter-se atualizada sobre o mercado e com as informações corretas para a tomada de decisões.