Como administrar uma pequena empresa

Como administrar uma pequena empresa – Passos fundamentais

Como administrar uma pequena empresaAdministrar uma pequena empresa pode ser uma atividade menos ou mais trabalhosa, conforme os empreendedores e gestores dedicarem tempo e recursos para bem estruturar a empresa.

Para facilitar a administração, uma série de ferramentas e principalmente uma boa organização podem ajudar. Dito de outra forma, o maior desafio para gerir uma pequena empresa começa quando faltam boas ferramentas e as informações e atividades não estão bem organizadas. Outro ponto é ainda fundamental: conhecimento e aprendizado constante, a fim de administrar utilizando de boas práticas e com metodologias atuais.

Aqui no blog da Intelliplan Consultoria Empresarial você pode encontrar uma série de artigos para ajudar a administrar uma pequena empresa:

Vamos nesse artigo explorar alguns passos fundamentais para bem administrar uma pequena empresa.

Administrar uma pequena empresa – Esteja atento à gestão

Apesar de possuir uma estrutura mais enxuta do que as médias e grandes empresas, uma pequena empresa possui uma quantidade considerável de questões e departamentos para cuidar. E essa gestão precisa funcionar muito bem, pois os recursos são escassos e precisam ser muito bem aproveitados.

É primordial, portanto, que todo gestor de pequenos negócios esteja atento à maneira como as pessoas, os processos e as informações são gerenciados dentro da empresa. Isso porque há uma tendência comum de o foco maior em uma pequena empresa ser a sua operação, e não a gestão. Não se trata de priorizar uma coisa e desprezar outra, mas de encontrar o equilíbrio: se uma empresa for bem gerenciada, sua operação fluirá muito melhor.

Para ajudar a descobrir como está a gestão da sua empresa, faça o download do e-book: Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Ele ajudará a formar uma visão mais realista sobre o seu negócio e identificar o que precisa ser melhorado.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial

Quando se fala de gestão é preciso considerá-la em todos os níveis da empresa: estratégico, tático e operacional.

Estudo realizado com pequenas e médias empresas em 2015 obteve as seguintes respostas quando questionado: quais ações foram mais eficazes nos últimos cinco anos?

Pequenas empresas eficazes

Fonte: As pequenas e médias empresas
que mais cresceram no Brasil — 2015 (Exame/Deloitte)

E quando questionado “Quais ações estão previstas para os próximos dois anos?”, essas foram as respostas:

Pequenas empresas - Ações

Fonte: As pequenas e médias empresas
que mais cresceram no Brasil — 2015 (Exame/Deloitte)

Isso demonstra a importância de revisar os processos e atividades internas ou, em outras palavras, de dar a devida atenção à gestão empresarial.

Possuir uma gestão de alto nível não é apenas uma boa prática de administração ou algo exclusivo para as empresas de maior porte, mas é um caminho certeiro para o sucesso da pequena empresa. Um negócio bem gerenciado, com seus processos e atividades bem definidos, com as atividades bem distribuídas e acompanhadas, e com uma busca contínua por melhoria tende a ter um desempenho melhor.

Outro passo importante para administrar uma pequena empresa é investir em uma cultura de planejamento.

Como já dito anteriormente, não se trata de prejudicar uma coisa para beneficiar outra (neste caso, passar a planejar e deixar de agir). Mas sim de adotar um novo estilo de gestão e ação onde o planejamento esteja presente em todos os momentos.

Qual a importância que o planejamento tem na sua empresa? Planejar é uma ação contínua ou, por vezes, é tido como perda de tempo ou sem nenhuma prioridade?

Uma boa administração sempre assume como importantíssimo planejar. E esse planejamento perpassa todas as situações da empresa: desde as pequenas ações do cotidiano até as grandes tomadas de decisão.

Adotar uma cultura do planejamento é também valorizar os números, os dados, a mensuração de tudo o que é realizado, pois isso colabora para análise das ações realizadas e o desenvolvimento de novas ações.

Mantenha-se atualizado sobre o mercado

Se manter a casa em ordem é fundamental, é também sabido que uma empresa não existe para si. Um negócio é criado e mantido para oferecer soluções para as demandas das pessoas e empresas e para se destacar em um mercado muito competitivo. Daí a importância de conhecer profundamente o mercado para saber aproveitar todas as oportunidades.

Quando falamos de administrar uma pequena empresa é preciso considerar não apenas a administração do ambiente interno, mas também de tudo aquilo que diz respeito ao ambiente externo, isto é, o mercado.

Aqui no blog da Intelliplan já escrevemos diversos artigos sobre esse assunto:

E você ainda pode fazer o download do e-book: Razões para monitorar o mercado.

Assim, outro passo fundamental para administrar bem uma pequena empresa é ter um conhecimento atualizado sobre o mercado e fazer um bom uso dessas informações, transformando-as em ações precisas e integradas com a gestão interna.

É necessário que a pequena empresa conheça os seus concorrentes diretos e indiretos, identificando principalmente as suas características e ações estratégicas.

  • Quem são os seus concorrentes?
  • Quais são os produtos e serviços que eles oferecem? No que se diferencia da sua empresa?
  • Quais são as forças do negócio dele e quais são os gargalos? Como sua empresa pode aproveitar esse espaço?
  • Em que direção os seus concorrentes estão andando e como isso pode afetar a sua empresa e o seu mercado?

O conhecimento profundo sobre a concorrência pode revelar oportunidades incríveis para um pequeno negócio. Confira o artigo que escrevemos sobre como conhecer os concorrentes.

O mesmo podemos dizer quanto a conhecer os consumidores e clientes da empresa. Infelizmente, muitas empresas partem de pressupostos e de conceitos já não mais válidos para conceber os seus clientes.

Como seria possível administrar bem a empresa sem conhecer em detalhes aquelas pessoas para quem se trabalha todos os dias?

Se uma empresa quer ter sucesso e realizar os seus investimentos com um bom retorno, é fundamental conhecer o seu público-alvo. Somente assim será possível oferecer soluções adequadas.

Veja alguns artigos que tratam sobre essa temática:

  • Captar novos clientes – 3 passos fundamentais: a busca por captar novos clientes é incessante em toda empresa. Conheça 3 passos para uma empresa captar novos clientes e alavancar as vendas
  • Como descobrir novos clientes: descobrir novos clientes é uma necessidade contínua de toda empresa. Essa é uma realidade presente tanto quanto as vendas vão bem como principalmente quando é preciso impulsionar os negócios devido aos resultados insatisfatórios. Mas como encontrar novos clientes?
  • 5 dicas para conhecer os clientes do seu negócio: uma empresa que conhece os seus clientes aumenta suas chances de atrair e gerar negócios. Confira 5 dicas para conhecer os clientes do seu negócio.
  • 7 dicas para conhecer melhor o cliente: confira 7 dicas práticas de como conhecer melhor os clientes de uma empresa e como estas práticas ajudarão a melhorar o resultado empresarial.

Além de tudo isso, vale ainda acompanhar as tendências de mercado, os fornecedores, os parceiros, a legislação, e tudo aquilo que de alguma forma influencia ou é influenciado pelo seu mercado.

De fato, trata-se de muita informação para ser acompanha, mas é papel de um gestor estar preparado e possuir as informações corretas para tomar as melhores decisões. Recomendamos que conheça o ADI-Mercado, a solução da Intelliplan para monitoramento de mercado.

Gere novos negócios continuamente

Por fim, um passo importante para a administração é: gerar novos negócios continuamente. E por que isso tem relação com a administração de uma pequena empresa?

Como dito no início do artigo, as pequenas empresas possuem poucos recursos (financeiros, funcionários, estrutura física, etc.), e tudo deve ser muito bem aproveitado. Ocorre que quando há falta de recursos, a administração tende a ser mais difícil.

De fato, toda empresa sofre quando há falta de recursos. Porém, quando se tem pouco, e esse pouco é parcialmente retirado, as dificuldades que surgem são maiores do que quando se tem muito e um pouco é perdido.

Daí a importância da pequena empresa buscar constantemente gerar novos negócios.

Nós tratamos sobre esse assunto com bastante intensidade no e-book: Gerando negócios com inteligência digital e competitiva.

Gerando negócios com inteligência digital e competitiva

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Sua empresa já considerou contratar uma consultoria empresarial para ajudar a melhorar a administração da sua pequena empresa? Você conhece os reais benefícios de uma consultoria e como ela funciona?

Para responder estas e outras perguntas sobre o assunto, a Intelliplan desenvolveu o e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?
O material é completo e o download é gratuito.

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