Como descobrir novos clientes

Descobrir novos clientesDescobrir novos clientes é uma necessidade contínua de toda empresa. Essa é uma realidade presente tanto quanto as vendas vão bem como principalmente quando é preciso impulsionar os negócios devido aos resultados insatisfatórios. Mas como encontrar novos clientes?

Não se trata de uma mágica, isto é, ações simples e rápidas que em pouco tempo tornará a sua empresa uma máquina de vender. Mas com uma análise de mercado bem realizada e com um esforço contínuo na direção certa, as chances de sucesso são grandes.

Vamos explorar algumas ações e informações importantes para a descoberta de novos clientes.

A importância de sempre descobrir novos clientes

Muitas empresas acabam caindo em uma zona de conforto; quando as vendas começam a decolar, deixando de buscar novos clientes. Outras empresas, já ocupadas demais para atender os clientes atuais, descuidam das vendas e de tudo o que elas demandam de trabalho. É preciso ter claro que a busca e a descoberta de novos clientes deve ser um trabalho contínuo de toda empresa, tanto em períodos bons ou ruins comercial.

O simples fato de voltar a atenção para a busca de novos clientes já favorece a descoberta de oportunidades (talvez você tenha chegado até esse artigo justamente porque resolveu cuidar dessa questão). É preciso que a empresa analise a forma como está buscando clientes atualmente e identifique possíveis falhas. O engano de muitos empresários é acreditar que a não chegada de novos clientes sempre é devido à instabilidade do mercado, e nunca da própria empresa. Sempre há o que melhorar a atuação comercial e mercadológica.

Descubra o perfil do seu cliente

Quem, de fato, é o seu cliente? Quais são as suas preferências, problemas, demandas e características? Ele sofreu mudanças no comportamento nos últimos tempos?

É fundamental para descobrir novos clientes possuir um conhecimento atualizado sobre os seus clientes (veja aqui 5 dicas para conhecer os clientes do seu negócio). Muitas empresas não conseguem encontrar clientes não pela inexistência deles ou por possuírem um produto ou serviço ruim, mas simplesmente porque não estão procurando corretamente. Isto é, o verdadeiro cliente da empresa possui um determinado perfil e uma demanda específica (e isso pode ter mudado recentemente e sua empresa estar desatualizada), mas a empresa está a procurar clientes com perfil diferente e ofertando algo inadequado.

Esteja atento à demanda dos seus consumidores

Para descobrir novos clientes é preciso saber precisamente o que eles estão buscando. As pessoas e empresas buscam fornecedores e vendedores pois têm uma demanda que querem suprir, uma necessidade que precisa encontrar solução. E o que observamos no mercado é que muitas vezes as empresas estão oferecendo uma solução que não está coerente com a demanda do consumidor, e por isso não vendem (e em muitos casos, um dia essa solução já esteve adequada; mas o mercado e o consumidor evoluíram e a empresa não se atualizou).

Procure descobrir o que as pessoas e as empresas estão procurando, quais são as necessidades e desejos que elas solucionar. Não se preocupe em identificar apenas aquilo que sua empresa já oferece como solução. Por vezes, a oportunidade pode estar escondida justamente em uma demanda que ainda não há uma oferta em grande escala ou adequada.

Se você quer compreender melhor a importância e benefícios de acompanhar as mudanças no mercado, veja esse e-book: Razões para monitorar o mercado.

Entenda quais problemas o seu produto ou serviço soluciona

Se é possível descobrir novos clientes olhando para as necessidades e desejos dos consumidores, também é possível expandir a visão a partir do produto ou serviço que sua empresa oferece. Há situações em que o produto é ofertado apenas para nicho de mercado específico, mas em uma análise mais profunda descobre-se que outros segmentos também poderiam ser interessar. E assim surge a oportunidade e a descoberta de novos potenciais clientes.

E esse deve ser uma análise sempre presente na empresa.

Acompanhe o mercado continuamente

As mudanças no mercado podem trazer riscos e ameaças para as empresas, mas também escondem oportunidades incríveis. Por isso é fundamental que toda empresa, independente do porte, acompanhe e monitore o seu mercado de atuação. Uma solução para monitoramento de mercado é o ADI-Mercado, da Intelliplan.

Se você quer saber mais sobre os benefícios de monitorar o mercado, faça o download do e-book: Razões para monitorar o mercado.

Razões para monitorar o mercado