Como estruturar uma empresa

Como estruturar uma empresa – Preparando o sucesso

Como estruturar uma empresaSaber como estruturar uma empresa e realizar as ações necessárias é, de fato, um caminho para o sucesso. E isso é válido tanto para novas empresas como para empresas que já foram constituídas que sentem a necessidade de reestruturar o seu negócio.

Não se trata, porém, de um caminho simples ou rápido. Como todo empreendedor deseja que sua empresa gere excelentes resultados e faça isso de uma maneira eficiente, é preciso gastar tempo e investir recursos para possuir uma boa estrutura de gestão e de atuação no mercado.

Nesse artigo não tratamos de algo “mágico” ou de passos fáceis para estruturar uma empresa. Mas queremos abordar a essência dessa questão: o que deve ser objeto de atenção e cuidado dos empreendedores e gestores para que uma empresa seja bem estruturada e alcance o sucesso.

Aqui no blog da Intelliplan Consultoria Empresarial você pode encontrar outros artigos que tratam dessa temática e que dão dicas para seguir o caminho de uma empresa bem estruturada e gerenciada. Veja alguns deles:

E caso você deseje estruturar a sua empresa, não deixe de conhecer a Intelliplan.

Como estruturar uma empresa

Para um novo negócio, é fundamental uma estruturação inicial que permita à empresa, ao mesmo tempo, ter a flexibilidade necessária para responder às demandas do mercado e à realidade de uma empresa em seu estágio inicial, mas também ter uma estrutura que permita crescer de maneira sólida e segura.

Estruturar uma empresa não diz respeito apenas a ações rápidas que podem ser realizadas, mas principalmente à essência do negócio: o que se pretende? Aonde a empresa quer chegar? O que é esperado a nível mercadológico?

Ou seja, realizar uma boa estruturação está, em primeiro lugar, relacionado ao negócio que está sendo empreendido.

Ainda que existam semelhanças entre todos os tipos de empresas (toda empresa demanda pagar contas, emitir cobranças, gerenciar os funcionários, captar novos clientes, entre outras atividades comuns), há também aquilo que é próprio de cada negócio, e este último é o principal.

Há negócios que demandam uma flexibilidade maior, enquanto há outros que demandam um maior controle. Há empresas que oferecem soluções inovadoras, outras que atuam em mercados já bem estabelecidos. E tudo isso interfere na forma de estruturar uma empresa.

Portanto, o primeiro passo para uma boa estruturação está muito mais relacionado às questões estratégicas, e não estruturais. É a sua estratégia e os seus objetivos que determinarão como a empresa deve ser estruturada.

A necessidade de reestruturar uma empresa

Há ainda outro cenário: uma empresa já estabelecida no mercado, ao fazer uma análise do seu negócio, percebe que este precisa ser reestruturado, a fim de obter resultados mais satisfatórios. Assim, a pergunta poderia ser: como reestruturar uma empresa?

Também nesse caso continua sendo importante conhecer e determinar os objetivos e a estratégia de atuação, mas aqui se torna fundamental realizar um profundo diagnóstico de como está a empresa atualmente.

Para ajudar, faça o download gratuito do Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial

Reestruturar uma empresa demanda um cuidado ainda maior pois trata-se de um negócio que já está em operação. Isso significa que as mudanças que serão realizadas ocorrerão ao mesmo tempo em que o trabalho cotidiano acontece.

É preciso identificar o que, de fato, está abaixo das expectativas, realizar uma boa análise das causas e desenvolver um planejamento apurado para solucionar essa situação, a fim de que a implantação das mudanças ocorra de maneira tranquila.

É importante perceber, portanto, que estruturar (ou reestruturar) uma empresa está muito mais relacionado à capacidade de identificar o problema, analisá-lo e gerar as soluções do que com algumas ações práticas (as quais são fundamentais, mas possuem um efeito mais concreto quando bem preparadas).

A atenção para a gestão

No que diz respeito à gestão, é fundamental, ao estruturar uma empresa, ter em vista as boas práticas gerenciais e adotar posturas, procedimentos e políticas que estejam adequadas aos objetivos e ao tipo de negócio.

Confira alguns artigos aqui no blog que aprofundam esta questão:

Uma empresa é um organismo vivo onde tudo está interligado. Cada departamento e atividade que ela realiza estão vinculados a outro departamento ou atividade. Além disso, uma empresa é formada por pessoas, sendo que essas utilizam sistemas, ferramentas, equipamentos e demandam uma estrutura para o seu trabalho. E tudo isso precisa ser gerenciado.

Também o que ocorre fora da empresa e que de alguma forma afeta os negócios precisa ser gerenciado.

Saber como estruturar uma empresa está relacionado a conseguir gerenciar diversas atividades, pessoas, situações e recursos para que tudo caminhe na direção dos objetivos almejados.

A dificuldade maior, portanto, para estruturar uma empresa gerencialmente não está nas ações para estruturar, mas sim em enxergar toda essa teia de relações que perpassa a empresa e conseguir sincronizar da melhor forma tudo isso.

Vale ainda lembrar que tudo isso está em contínua mudança. Isso significa que, ainda que existam momentos (eventos isolados) em que uma empresa necessite ser estruturada ou reestruturada gerencialmente, na verdade continuamente ela precisa se adaptar para continuar competitiva no mercado.

O cuidado com os aspectos do mercado

Outro fator de extrema importância no momento de estruturar uma empresa é o mercado.

Há um engano muitas vezes cometido que, ao pensar sobre como estruturar uma empresa, são levadas em consideração apenas as questões internas e gerenciais, não dando a devida importância sobre como o mercado pode impactar.

Vale aqui lembrar que uma empresa não existe para si e não está isolada no mundo. Toda empresa está inserida em um ambiente competitivo e continuamente é influenciado e influencia esse ambiente.

Isso significa que é preciso levar em consideração como as características do mercado exigem ou trazem oportunidades no que diz respeito à estruturação empresarial.

Sua empresa realmente conhece os concorrentes? Conhece a fundo os consumidores e clientes? Sabe dizer quais são as tendências de consumo? E em meio a tudo isso, qual a estratégia da sua empresa para crescer?

Ter clareza e profundidade sobre essas questões influencia diretamente na maneira como uma empresa deve ser estruturada.

Se quiser compreender melhor a importância de conhecer e monitorar o mercado, faça o download do e-book: Razões para monitorar o mercado.

Razões para monitorar o mercado

A importância do planejamento

Como dito anteriormente, em meio a tudo isso, o fundamental é estabelecer um bom planejamento. De nada adiantará iniciar uma estruturação e perceber, ao longo do caminho, que sequer a ação de estruturar estava estruturada.

É importante gastar tempo estudando, analisando e planejando toda mudança que será necessário realizar. Há muitos empreendedores que tendem a acreditar que planejar não é agir. Porém, percebemos continuamente aqui na Intelliplan que toda ação bem planejada alcança melhores resultados ao final do que tudo o que foi feito por impulso ou sem o devido preparo.

Buscando ajuda para estruturar uma empresa

Tudo isso demonstrar que estruturar ou reestruturar uma empresa não é uma tarefa fácil. Exige conhecimento, experiência e dedicação.

Vale ainda considerar que, principalmente em empresas já atuantes no mercado, a estruturação (ou reestruturação) ocorre em meio às demais atividades da empresa, o que dificulta o alcance dos resultados esperados.

Por isso, um bom caminho é contar com o auxílio de uma consultoria empresarial.

Quer compreender melhor como uma consultoria empresarial pode ajudar nessa atividade? Faça o download do Kit: Compreendendo a Consultoria Empresarial.

Compreendendo a Consultoria Empresarial