Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado – Como pode ajudar a sua empresa

Inteligência de MercadoEm um mundo cada vez repleto de informações e que a cada minuto mais e mais conteúdo é criado e disponibilizado nas redes e principalmente na internet, a Inteligência de Mercado surge como uma grande solução para extrair oportunidades e antecipar-se aos riscos e tendências.

Mas será que a Inteligência de Mercado realmente pode ajudar uma pequena? E quando falamos de empresas menores, seria uma solução acessível ou é algo limitado às grandes corporações?

Vamos nesse artigo explorar um pouco mais sobre o assunto.

O que é Inteligência de Mercado

De maneira simples e objetiva, Inteligência de Mercado é o processo de transformar dados brutos em informações relevantes para a empresa.

Aprofundando, podemos afirmar que a Inteligência de Mercado é um processo – e não uma atividade isolada – para coletar, organizar, analisar e transformar dados e informações em soluções para as empresas.
Assim, a Inteligência de Mercado caracteriza-se muito mais por ser uma atividade contínua do que algo pontual, momentâneo.

Trata-se de um processo que continuamente observa e analisa o ambiente externo – sem ignorar o ambiente interno da empresa – para identificar novas oportunidades de negócios ou para nutrir a empresas com informações e inspirações para a ação.

Como a Inteligência de Mercado pode ajudar uma empresa

Responda as seguintes perguntas com sinceridade:

  • As informações que você possui sobre o seu mercado estão atualizadas ou se baseiem em premissas que assumiu já há um bom tempo (talvez anos)?
  • Você conhece os seus concorrentes? Quem são eles e o que têm feito? Há a possibilidade de existirem concorrentes que você desconhece?
  • Quais são as tendências para os próximos 3, 5 e 10 anos para o seu mercado? O que está por vir? Você sabe como elas podem impactar o seu negócio? E como agirá para acompanhar ou responder a essas tendências?
  • Quem são os seus consumidores? O que eles demandam no momento é o mesmo que mandará daqui a 3, 5 ou 10 anos? O que sua empresa está fazendo para ter uma oferta adequada?
  • Os produtos e serviços que sua empresa oferece estão adequados? O que poderia ser melhorado para que eles estejam mais coerentes com o mercado?
  • Quais são as oportunidades que sua empresa enxerga e pretende explorar nos próximos anos?

E a lista de perguntas poderia ser muito mais longa…

A Inteligência de Mercado ajuda a empresa justamente e obter a resposta para estas e muitas outras perguntas. E não apenas uma resposta pontual, mas continuamente acompanha o mercado para manter essas respostas atualizadas e úteis. É por isso que cada vez mais empresas investem em Inteligência de Mercado.

Como tudo está mudando muito rapidamente e, também por isso, como as oportunidades passam em alta velocidade e as ameaças podem surgir de surpresa – para empresas que não estão monitorando o mercado – as organização investem em Inteligência de Mercado para responderem mais agilidade aos acontecimentos e possibilidades.

Pequenas empresas podem utilizar?

Sim, pequenas empresas podem utilizar da Inteligência de Mercado. Na verdade, empresas de todos os portes.

A Intelliplan Consultoria Empresarial, por exemplo, oferece tanto projetos de consultoria focados em Inteligência de Mercado como o ADI-Mercado, uma solução completa para empresas que querem monitorar o mercado (clientes, concorrentes, tendências, oportunidades e ameaças) e contar com o auxílio de um consultor para analisar os dados e tomar decisões mais acertadas.

As pequenas empresas que contratam o serviço de Inteligência de Mercado acabam por dar um salto na sua compreensão do mercado e na sua capacidade de responder às demandas, oportunidades e riscos, gerando mais negócios e negócios rentáveis.

Quer aumentar as vendas?

O aumento de vendas tão desejado pelos empresários, diretores e gestores – e claro, pelos vendedores – pode também ser impulsionado pela Inteligência de Mercado.

Para esclarecer mais sobre essa questão, a Intelliplan elaborou o material: Como aumentar as vendas com consultoria de mercado.

Como aumentar as vendas com consultoria de mercado