Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado – Como pode ajudar a sua empresa

Inteligência de MercadoEm um mundo cada vez mais repleto de dados e informações e que a cada minuto mais e mais conteúdo é criado e disponibilizado nas redes e principalmente na internet, a Inteligência de Mercado surge como uma grande solução para extrair oportunidades e antecipar-se aos riscos e tendências.

Mas afinal, o que é a Inteligência de Mercado?

Poderia a Inteligência de Mercado ajudar uma pequena empresa? Trata-se de uma solução acessível às empresas de menor porte ou é algo limitado às grandes corporações?

Vamos neste artigo explorar um pouco mais sobre o assunto.

O que é Inteligência de Mercado

De maneira simples e objetiva, Inteligência de Mercado é o processo de transformar dados brutos em informações relevantes para a empresa.

Aprofundando, podemos afirmar que a Inteligência de Mercado é um processo – e não uma atividade isolada – para coletar, organizar, analisar e transformar dados e informações em soluções para as empresas.
Assim, a Inteligência de Mercado caracteriza-se muito mais por ser uma atividade contínua do que algo pontual, momentâneo.

Trata-se de um processo que continuamente observa e analisa o ambiente externo – sem ignorar o ambiente interno da empresa – para identificar novas oportunidades de negócios ou para nutrir a empresas com informações e inspirações para a ação.

É por isso que cada vez mais empresas estão implantando a Inteligência de Mercado (também conhecida por Inteligência Competitiva ou Inteligência Mercadológica) para melhorar os seus resultados.

Não se trata de um luxo. O mundo dos negócio evoluiu – e ainda continua em transformação – e o volume de dados e informações produzidos cresce exponencialmente. Se as empresas não implantarem meios eficazes de se manter atualizadas sobre os movimentos do mercado, que vem carregados de oportunidades e de riscos para os seus negócios, podem sofrer derrocadas irreparáveis.

Como a Inteligência de Mercado pode ajudar uma empresa

Responda às seguintes perguntas com sinceridade:

  • As informações que você possui sobre o seu mercado estão atualizadas ou se baseiam em premissas que assumiu já há um bom tempo (talvez anos)?
  • Você conhece os seus concorrentes? Quem são eles e o que têm feito? Há a possibilidade de existirem concorrentes que você desconhece?
  • Quais são as tendências para os próximos 3, 5 e 10 anos para o seu mercado? O que está por vir? Você sabe como elas podem impactar o seu negócio? E como agirá para acompanhar ou responder a essas tendências?
  • Quem são os seus consumidores? O que eles demandam no momento é o mesmo que mandará daqui a 3, 5 ou 10 anos? O que sua empresa está fazendo para ter uma oferta adequada?
  • Os produtos e serviços que sua empresa oferece estão adequados? O que poderia ser melhorado para que eles estejam mais coerentes com o mercado?
  • Quais são as oportunidades que sua empresa enxerga e pretende explorar nos próximos anos?

E a lista de perguntas poderia ser muito mais longa…

A Inteligência de Mercado ajuda a empresa justamente e obter a resposta para estas e muitas outras perguntas. E não apenas uma resposta pontual, mas continuamente acompanha o mercado para manter essas respostas atualizadas e úteis. É por isso que cada vez mais empresas investem em Inteligência de Mercado.

Como tudo está mudando muito rapidamente e, também por isso, como as oportunidades passam em alta velocidade e as ameaças podem surgir de surpresa – para empresas que não estão monitorando o mercado – as organização investem em Inteligência de Mercado para responder com mais agilidade aos acontecimentos e possibilidades.

Outro fator importante é que a Inteligência de Mercado, apesar do que pode parecer devido ao seu nome, não atua somente com às áreas relacionadas diretamente ao ambiente externo da empresa, como o Marketing e o Comercial.

As fontes que alimentam a Inteligência de Mercado e as soluções por ela gerada são dissipadas por toda a empresa.

Com os insights trazidos e pela nova visão apresentada pelos dados e análise, o marketing e as vendas podem sim aprimorar sua atuação, mas também os produtos e serviços poderão ser melhor desenhados e ofertados, as finanças poderão ser planejadas com mais coerência e previsibilidade, novas tecnologias podem ser incorporadas ao negócio e aumentar a produtividade e a competitividade, e assim por diante.

A Inteligência de Mercado ajuda às empresas não simplesmente pelas análises de dados que pode oferecer, mas principalmente pelas soluções e inovações que são oriundas dessas análises. Os dados são só o pontapé inicial.

Há ainda de se considerar sobre a estratégia de competição da empresa: como ela poderia ser elaborada sem conhecimento profundo do mercado e como ela poderia ser atualizada sem dados e informações atuais?

Percebe-se assim que a Inteligência de Mercado pode – e deve – permear todas as áreas de uma organização, independente do seu porte. Ora realizando trabalhos pontuais, ora procedendo com seu monitoramento contínuo do mercado.

Pequenas empresas podem utilizar da Inteligência de Mercado?

Sim, pequenas empresas podem utilizar da Inteligência de Mercado. Na verdade, empresas de todos os portes.

A Intelliplan Consultoria Empresarial, por exemplo, oferece tanto projetos de consultoria focados em Inteligência de Mercado como solução completa para empresas que querem monitorar o mercado (clientes, concorrentes, tendências, oportunidades e ameaças) e contar com o auxílio de um consultor para analisar os dados e tomar decisões mais acertadas.

As pequenas empresas que contratam o serviço de Inteligência de Mercado acabam por dar um salto na sua compreensão do mercado e na sua capacidade de responder às demandas, oportunidades e riscos, gerando mais negócios e negócios rentáveis.

Podemos ainda fazer uma pergunta ainda mais precisa: poderiam as pequenas empresas, no mundo atual e no que está por vir, crescer sem um profundo e atualizado conhecimento do mercado?

Tudo indica que não, que cada vez mais será muito difícil uma empresa sobreviver e crescer sem acompanhar os movimentos do mercado, sem conhecer (e manter esse conhecimento atualizado) profundamente os seus concorrentes, clientes e todos os demais stakeholders, e principalmente sem buscar extrair daí oportunidades para novos negócios.

Por isso, afirmando mais uma vez, a Inteligência de Mercado não é um luxo para poucos, mas uma exigência do mercado atual.

Por onde devo começar?

O primeiro e mais importante passo é ter clareza a realidade que a sua empresa está vivendo e quais objetivos está buscando.

Nesse sentido, o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial pode ajudá-lo.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial

Tendo clareza sobre a situação em que sua empresa se encontra e onde ela pretende chegar, a Inteligência de Mercado surge como um meio para auxiliar na ligação entre esses dois aspectos.

O passo seguinte é estruturar o processo de Inteligência de Mercado. Você pode optar por realizar essa atividade internamente (demandando para isso profissionais da área, tecnologias e softwares, além do conhecimento e das competências necessárias) ou buscar o auxílio de uma consultoria, como é o caso da Intelliplan.

Uma vez em funcionamento, o trabalho da Inteligência de Mercado deve ser disseminado por toda a empresa, de modo que todos utilizem e das análises geradas e colaborem para que novas e mais precisas soluções sejam apresentadas.

Há, porém, casos onde a demanda da empresa não é por algo contínuo, mas um trabalho pontual como um estudo de mercado. Nesse caso, ganha um peso maior o trabalho da consultoria, que pode oferecer a solução demandada de maneira prática e acessível.

Assim, em ambos os casos – no trabalho contínuo ou pontual – vale a pena procurar uma consultoria e avaliar qual o melhor caminho a seguir.

Quer conversar com a Intelliplan Consultoria Empresarial? Entre em contato conosco.

Quer aumentar as vendas?

O aumento de vendas tão desejado pelos empresários, diretores e gestores – e claro, pelos vendedores – pode também ser impulsionado pela Inteligência de Mercado.

Para esclarecer mais sobre essa questão, a Intelliplan elaborou o material: Como aumentar as vendas com consultoria de mercado.

Como aumentar as vendas com consultoria de mercado