Consultoria administrativa

Consultoria administrativa – Melhorando a gestão

Consultoria administrativaO auxílio de uma consultoria administrativa pode representar o início de uma nova e bem sucedida fase de uma empresa. Isso porque uma empresa bem gerenciada aproveita melhor dos recursos e das oportunidades disponíveis, aumentando as suas chances de sucesso.

Todavia, é importante compreender que é preciso estar preparado e disposto para contratar uma consultoria administrativa. Isso porque toda consultoria busca melhorar o resultado da empresa contratante, e para melhorar é necessário, na maioria dos casos, mudar hábitos antigos, vencer concepções ultrapassadas e ter ânimo para iniciar um novo tempo nos negócios.

Nesse artigo iremos explorar como uma consultoria administrativa pode melhorar a gestão e os negócios de uma empresa.

Para compreender ainda melhor sobre o trabalho de uma consultoria administrativa e empresarial, confira os artigos abaixo:

No final desse artigo você poderá ainda acessar um e-book que trata sobre os benefícios de contratar uma consultoria empresarial.

A influência da gestão no sucesso dos negócios

Ter um bom produto ou ofertar um excelente serviço é fundamental; posicionar-se corretamente no mercado também é de extrema importância, e ter uma estratégia de crescimento é essencial para guiar a empresa rumo aos objetivos traçados. E na mesma linha de importância, podemos afirmar: adotar práticas de gestão atuais e adequadas é primordial para o sucesso dos negócios.

Percebemos continuamente aqui na Intelliplan que os desafios enfrentados por micro, pequenas e médias empresas se devem, em grande parte, pela não adoção de boas práticas de gestão.

São muitas as empresas que não realizam atividades gerenciais, mas somente operacionais, e por isso acabam por gastar além do necessário e deixam de aproveitar as oportunidades que o seu mercado oferece. Na verdade, são poucas as empresas que realizaram uma verdadeira análise da sua gestão e sabem dizer o que de fato é gerenciado em sua empresa.

Você pode compreender como está a sua gestão utilizando o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial, desenvolvido pela Intelliplan Consultoria Empresarial.

Ter uma boa estrutura gerencial impacta nos resultados finais de cada mês, no clima entre líderes e colaboradores, na maneira como os clientes, fornecedores e parceiros enxergam a sua empresa e, principalmente, na capacidade da empresa de crescer e sobreviver diante dos desafios que lhe são impostos.

Como uma consultoria administrativa pode ajudar?

Sabemos, porém, que não é fácil para um empresário ou gestor, além de cuidar das atividades e problemas do dia-a-dia, ter a atitude de analisar a sua gestão atual, descobrir como melhorá-la e implantar essas melhorias. Além disso, trata-se de alguém que está dentro do problema, e por isso pode surgir uma visão distorcida da realidade ou da necessidade de aperfeiçoamento. E daí surge a importância de contratar uma consultoria administrativa.

Conforme explicamos no artigo Como funciona uma consultoria empresarial, o trabalho de uma consultoria tem como ponto de partida a realidade vivida pelo cliente e como alvo os objetivos que o próprio cliente definiu.

Isso significa que uma consultoria administrativa pode ajudar a sua empresa pois, partindo da realidade e do contexto que ela está vivendo no momento, analisará e identificará soluções gerenciais que impulsionem a empresa na direção dos objetivos definidos.

A consultoria administrativa perpassa, junto com o cliente, as diversas áreas e departamentos de uma empresa para melhorar a sua gestão:

  • Financeiro;
  • Compras;
  • Recursos Humanos;
  • Comercial;
  • Produção;
  • Marketing;
  • Entre outros.

Pequena empresa pode contratar uma consultoria administrativa?

Com certeza uma pequena empresa pode contratar uma consultoria administrativa. E isso se deve a dois motivos principais:

  1. Os benefícios proporcionados por uma consultoria pode alavancar o desenvolvimento e crescimento da pequena empresa;
  2. O investimento necessário é viável para uma pequena empresa e o retorno é vantajoso.

No artigo Consultoria empresarial para pequenas empresas: vale a pena? abordamos a fundo essa questão.

Uma consultoria administrativa é para as pequenas empresas que desejam realmente alcançar os seus objetivos e aceitam receber ajuda para alcançá-los, a fim de que percorram esse caminho de forma mais segura e eficaz. Consultoria administrativa não é um luxo disponível para poucas empresas.

Consultoria administrativa - Gestão

O que é preciso saber antes de contratar uma consultoria administrativa?

O ponto fundamental antes de contratar uma consultoria administrativa é ter clareza sobre a realidade que sua empresa está vivendo e quais são os objetivos que devem ser alcançados. Do contrário, o trabalho da consultoria não será bem realizado e a experiência será frustrante.

Outro conhecimento importante é que os consultores não substituem o trabalho e a responsabilidade dos sócios, gestores e administradores da empresa-cliente, mas trabalham com conjunto com eles. Isso significa que a consultoria administrativa não pode ser encarada como uma terceirização.

Também é essencial, como já dito, a disponibilidade para mudanças. Se o trabalho de uma consultoria administrativa foi contratado é que porque a empresa acredita que há necessidade de melhorias. Porém, não basta ter ciência sobre essa necessidade, é preciso trabalhar para implantá-las, e isso significa sair da zona de conforto em que a empresa se encontra.

Confira no artigo Quando contratar uma consultoria empresarial outras informações importantes para melhor preparar uma empresa para receber o auxílio de uma consultoria administrativa e, de fato, impulsionar os seus resultados.

E se sua empresa precisar ir além da consultoria administrativa?

Uma empresa é um sistema, onde as atividades, pessoas e situações estão interligadas e se afetam continuamente. Isso faz com que apareça o questionamento: e se a minha empresa demandar ajuda além das questões administrativas?

Para isso é fundamental saber escolher a empresa de consultoria que irá atender a sua empresa. No caso da Intelliplan Consultoria Empresarial, por exemplo, atuamos nas áreas de gestão, estratégia e mercado, o que significa que podemos ajudar nossos clientes não apenas questões administrativo-gerenciais, mas também estratégicas e mercadológicas.

Para compreender mais sobre esse trabalho além da área administrativa, recomendamos esses 2 artigos:

Entenda sobre consultoria empresarial

A fim de ajudar os empresários e gestores a compreender melhor o trabalho de uma consultoria empresarial, desenvolvemos o e-book gratuito e completo: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Aproveite e faça o download agora mesmo!

Por que contratar uma consultoria empresarial?