Consultoria de mercado

Consultoria de mercado – Como ela pode ajudar

Consultoria de mercadoCada vez mais o mercado se torna mais competitivo. A competição sempre foi e será algo presente, mas com o surgimento de novas empresas constantemente, com o aumento do conhecimento do consumidor e com as novas tecnologias, ter um diferencial e se destacar no mercado torna-se uma tarefa ainda mais árdua. E daí surge a importância da consultoria de mercado.

Dentro da mesma linha de raciocínio, não faz sentido uma consultoria de mercado quando o empresário e os gestores da empresa ainda não tomaram consciência dessa nova realidade mercadológica. É importante e necessário, para todo empresário e bom gestor, parar periodicamente para avaliar o mercado, questionar suas verdades e verificar aquilo que é a realidade do momento e quais são as tendências. É dessa forma que, confrontando essa análise com a realidade da sua empresa, que empresários e gestores perceberão quais mudanças são necessárias, quais conhecimentos estão faltando, quais os riscos que a empresa está enfrentando e quais oportunidades podem ser exploradas.

A necessidade de conhecer o mercado

Se o mercado está mais dinâmico e apresentando novidades continuamente, de modo que muitos conceitos antes tidos por absolutos já não vigoram mais, é necessário um esforço para conhecê-lo novamente e para manter esse conhecimento sempre atualizado.

Muitas empresas pararam no tempo quando se trata de conhecimento do mercado, isto é, dos seus concorrentes, consumidores, tendências, riscos e oportunidades. O conhecimento que essas empresas possuem já não é mais válido, está desatualizado ou poderia ser muito mais aprofundado e aproveitado.

Ter um conhecimento atual, realista e útil sobre o mercado torna a empresa mais forte, pois ela deixa de trilhar um caminho desconhecido e sua atuação passa a ser mais fundamentada e consistente. E para ajudar a empresa a conhecer o mercado é que uma consultoria de mercado pode ajudar.

Uma consultoria de mercado, como é o caso da Intelliplan Consultoria Empresarial, atua não somente para atualizar o conhecimento mercadológico da empresa, mas também para tornar esse conhecimento estratégico, isto é, para torná-lo impulsionador dos negócios.

Decisões mais acertadas

Quando uma empresa tem a sua visão ofuscada, seja pela agitação e preocupações que a cercam ou pela falta de informações que impendem de enxergar com clareza, o risco de tomar uma decisão errada é alto. Apela-se somente para a experiência e os conhecimentos já adquiridos. Porém, experiências dizem respeito ao passado e os conhecimentos, como já dito, nem sempre estão adequados.

Contar uma consultoria de mercado é ter o auxílio necessário para tomar decisões mais acertadas e mais fundamentadas em informações e conhecimentos. É proporcionar à empresa uma segurança maior em cada ação tomada.

Consultoria de mercado para empresas de todos os portes

Um engano frequente é os empresários acreditarem que elevar o nível de tomada de decisões a ponto de contar com o auxílio de uma consultoria é algo apenas para grandes empresas, ou mesmo acreditar que o investimento necessário para ter esse auxílio é alto demais para uma pequena empresa. São enganos que impedem a empresa de dar um salto em sua atuação no mercado.

Há soluções e serviços de consultoria de mercado acessíveis para micro, pequenas e médias empresas, tanto por serem adaptadas para essas empresas como por possuírem um preço que cabe no orçamento.

Uma dessas soluções, por exemplo, é o ADI-Mercado, destinado às empresas que querem acompanhar o mercado, obtendo informações específicas do seu setor e que impactam o seu negócio, e ainda contar a ajuda de um consultor.

Aumentar as vendas com consultoria de mercado

E se o desejo de todo empreendedor é aumentar as vendas, a consultoria de mercado também pode ajudar. Para explicar mais sobre essa questão, a Intelliplan desenvolveu o material: Como aumentar as vendas com consultoria de mercado.

Como aumentar as vendas com consultoria de mercado

Esse aumento de vendas é possível devido à melhoria do conhecimento da empresa sobre os concorrentes e clientes, o que permite traçar ações comerciais e de marketing mais precisas e eficazes. Saiba mais sobre o assunto baixando o material.

Não deixe de conhecer o ADI-Mercado!