Consultoria de planejamento estratégico

Consultoria de planejamento estratégico – Ajuda precisa

Consultoria de planejamento estratégicoA experiência e as pesquisas de mercado mostram que planejar é uma das maiores dificuldades do empresário brasileiro. Isso é perceptível tanto nas grandes ações como nas pequenas atividades do dia-a-dia. Por isso, contar com uma consultoria de planejamento estratégico pode ser uma escolha certeira para aprender e aplicar a arte do planejamento e aproveitar dos benefícios dessa boa prática de gestão.

O planejamento estratégico envolve todo o processo de coleta, filtro e análise de informações e, principalmente, o uso dessas informações para decidir e elaborar o caminho que uma empresa percorrerá para atingir os objetivos almejados.

Vamos nesse artigo explorar e entender como uma consultoria de planejamento estratégico pode ajudar uma empresa (inclusive micro, pequenas e médias empresas) a trilhar o caminho do sucesso.

Você pode ainda se aprofundar nesse assunto através desses artigos:

A importância do planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para definir a direção em que uma empresa deve caminhar. Em uma analogia simples, não basta saber que você está na cidade de São Paulo-SP e tem o objetivo de chegar à cidade de Salvador-BA; é preciso descobrir, analisar e decidir sobre qual o melhor meio de transporte, os custos envolvidos, o melhor período para viajar, quais são os riscos, o que se espera encontrar no destino, e muito mais. Assim, podemos dizer que o planejamento estratégico é esse estudo e definição sobre como, de maneira concreta, os objetivos da empresa serão atingidos.

Infelizmente, é grande o número de empresas, de todos os portes, que desejam e buscam crescer, mas não sabem como isso acontecerá. Falta um bom planejamento estratégico.

Dentre outros aspectos, o planejamento estratégico deve analisar, decidir e direcionar sobre:

  • Os objetivos organizacionais;
  • Como os objetivos serão atingidos e o que é necessário para que isso ocorra;
  • Os recursos (financeiros, humanos, tecnológicos, e outros) necessários;
  • O retorno que se espera sobre todo o investimento;
  • Os riscos e ameaças que estão previstos no caminho e sobre aqueles que são inesperados;
  • Prazos, responsabilidades, meios para medir o desempenho;
  • As pessoas e profissionais envolvidos e o papel de cada um;
  • As características do mercado e as tendências.

O planejamento estratégico trata-se, portanto, de um estudo e planejamento completo e bastante detalhado que irá conduzir a empresa e ajudá-la a aproveitar bem de todos os recursos e oportunidades disponíveis.

Como uma consultoria de planejamento estratégico pode ajudar

Justamente pela sua amplitude e importância é que uma consultoria de planejamento estratégico pode ser fundamental e valiosa no momento de analisar e definir os rumos de uma empresa. De fato, uma ajuda precisa.

Contar com o auxílio de uma consultoria para elaborar o planejamento estratégico de sua empresa é ter presente o conhecimento, a experiência e o trabalho de consultores especializados que podem tornar o seu planejamento mais consistente, fundamentado e realista, aumentando as chances de sucesso.

Aqui na Intelliplan Consultoria Empresarial, através da nossa área de Estratégia Empresarial, já ajudamos dezenas de empresas a revisar o seu negócio, compreender melhor o mercado e elaborar planejamentos adequados para o seu crescimento.

O trabalho de uma consultoria de planejamento estratégico é realizado em parceria com o cliente, e não de forma isolada ou terceirizada. É a união do conhecimento e experiência dos consultores com toda a bagagem dos sócios e gestores da contratante que permite desenvolver um planejamento estratégico que realmente favoreça o alcance dos objetivos. Para compreender melhor o trabalho de uma consultoria de planejamento estratégico, acesse o artigo: Como funciona uma consultoria empresarial.

E depois que o planejamento estiver elaborado?

Obviamente, o planejamento estratégico não é o fim último, mas o meio para atingir os objetivos. Isso significa que após o seu desenvolvimento entra uma etapa ainda mais difícil: a execução daquilo que foi planejado. E aqui está mais um grande desafio das empresas, principalmente devido ao mercado em contínua mudança.

Contudo, é preciso compreender que mesmo sem um planejamento estratégico toda empresa trabalha diariamente para crescer e se manter competitiva no mercado. O que ocorre é que desenvolver um planejamento torna esse trabalho diário mais organizado, focado e permite medir se, de fato, os resultados esperados estão sendo alcançados.

E este é mais um ponto importante: tão importante quanto planejar e executar o planejado, é medir e acompanhar os resultados.

Como fica o planejamento diante das mudanças no mercado?

Outro ponto fundamental diz respeito ao monitoramento do mercado. Com as mudanças contínuas no mercado, nenhum planejamento estratégico é perene. Daí surge a necessidade de estar atento a tudo o que acontece no mercado e que pode atingir a sua empresa.

Para ajudar micro, pequenas e médias empresas que desejam monitorar o mercado a fim de responder com mais precisão às oportunidades e ameaças, a Intelliplan oferece a solução chamada ADI-Mercado.

Através do ADI-Mercado as empresas podem acompanhar as notícias e publicações sobre o mercado em que atuam, auxiliado por consultor experiente para realizar as análises e tomar decisões estratégicas.

Por que contratar uma consultoria de planejamento estratégico?

Para compreender ainda melhor como uma consultoria de planejamento estratégico pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados, acesse o e-book que a Intelliplan desenvolveu para tratar dessa questão: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Por que contratar uma consultoria empresarial?