Consultoria para construtora

Consultoria empresarial para construtoras – Motivos e Benefícios

Consultoria para construtoraSerá que contratar uma consultoria empresarial para construtora vale a realmente a pena? O que deve levar uma empresa a contratar esse tipo de serviço e quais são os resultados que podem ser esperados? Há variações entre as consultorias disponíveis no mercado ou todas atendem da mesma forma?

Para responder a essas perguntas e abrir espaço para aprofundar no assunto é que esse artigo foi escrito. Você pode ainda consultar estes outros artigos para compreender ainda melhor o trabalho de uma consultoria empresarial:

Ao final desse artigo, você encontrará ainda um e-book que apresenta em detalhes os motivos e benefícios de contratar uma consultoria empresarial.

Construção civil: mercado altamente competitivo

O mercado de construção civil no Brasil é altamente competitivo: são muitas empresas disputando espaço e buscando, por vezes, os mesmos consumidores. E devido a esta competição acirrada, é exigido das empresas que possuam uma boa estrutura de gestão, uma eficaz estratégia de atuação no mercado e uma oferta de produtos e serviços adequada.

Em todas as áreas e segmentos do mercado de construção civil (grandes obras, infraestrutura, prédios e condomínios residenciais, comerciais e industriais, pequenos empreendimentos, manutenção, entre tantos outros) há uma quantidade considerável de competidores e fornecedores, de modo que destacar-se nesse mercado é tarefa dificílima. Tudo deve estar profundamente preparado para suportar a atuação e promover o crescimento: gestão, posicionamento no mercado, funcionários, procedimentos, estratégia.

Por que contratar uma consultoria empresarial para construtora?

Investir em uma consultoria empresarial para construtora pode ser o caminho certeiro para colocar a empresa no rumo certo e melhorar os resultados. Aqui mesmo na Intelliplan já atendemos diversas empresas desse setor.

Cada empresa vive uma realidade e possui os seus próprios objetivos. É levando em consideração esses dois fatos que a consultoria empresarial irá atuar: os consultores trabalham levando em consideração a realidade vivida pela empresa contratante e trabalham para alcançar os objetivos determinados. É preciso compreender que uma consultoria empresarial não é um serviço a ser contratado apenas quando uma empresa está em dificuldades. Os consultores trabalham para impulsionar o negócio: se a empresa já está bem, trabalharão para melhorar ainda mais os resultados; se algo não vai bem, o foco será resolver esse problema e colocar a empresa no caminho para o crescimento (para entender melhor como uma consultoria atua, veja o artigo Como funciona uma consultoria empresarial).

Dentre os motivos para contratar uma consultoria empresarial para construtora, podemos listar:

  1. Rapidez no alcance dos resultados: contratar uma consultoria empresarial pode trazer os resultados desejados com mais rapidez do que contar apenas com os recursos internos da empresa.
  2. Novos conhecimentos para a empresa: o trabalho da consultoria é também troca de conhecimentos e aprendizagem constante; uma empresa que passa por uma consultoria adquire novos conhecimentos e experiências empresariais e gerenciais.
  3. Suporte na tomada de decisões: os consultores dão o suporte necessário na tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais, aumentando as chances de sucesso do negócio.
  4. Melhoria do desempenho: uma consultoria empresarial não atua apenas para que num futuro distante sua empresa tenha resultados melhores, mas trabalha para que o desempenho atual da empresa – e também futuro – seja aprimorado.
  5. Atualização da empresa: toda empresa precisa se atualizar continuamente para sobreviver e crescer. Investir na contratação de uma consultoria empresarial é investir na atualização da empresa. É trabalhar junto com os consultores para tornar a empresa mais competitiva e preparada para atuar no mercado.

Consultoria empresarial para construtora

Quando contratar uma consultoria empresarial para construtoras?

No artigo Quando contratar uma consultoria empresarial exploramos mais a fundo esta questão. Podemos dizer, de maneira objetiva, que o momento ideal para contratar uma consultoria deve atender a 4 fatores:

  1. Acolhida da empresa que deseja contratar para receber o auxílio e as considerações de um profissional de fora da empresa;
  2. Tempo determinado para alcançar o objetivo e tempo proposto pela empresa de consultoria;
  3. Disponibilidade de recursos;
  4. Ter encontrado uma empresa de consultoria com a qual houve identificação e confiança (além, claro, de a empresa de consultoria possuir as competências necessárias para realizar o trabalho).

Assim, o melhor momento para contratar uma consultoria empresarial é quando a empresa compreendeu a sua realidade, tem claro os objetivos a serem alcançados e aceita receber ajuda para alcançar esses mesmos objetivos.

Como a Intelliplan pode ajudar uma empresa do setor de construção civil?

A Intelliplan Consultoria Empresarial atua diretamente com micro, pequenas e médias empresas, já tendo atendido diversas empresas do setor de construção civil.

A atuação da Intelliplan destina-se às áreas de gestão, estratégia e mercado, conforme as necessidades e objetivos de nossos clientes. Para compreender melhor como podemos ajudá-lo, confira a nossa página de serviços oferecidos.

Entenda mais sobre consultoria empresarial

Quer entender ainda melhor como uma consultoria empresarial pode ajudar uma construtora? Faça o download gratuito do e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Por que contratar uma consultoria empresarial?