Consultoria organizacional

Consultoria organizacional para pequenas empresas

Consultoria organizacionalVocê já considerou contratar uma consultoria organizacional para a sua pequena empresa? Pois saiba que esse é um excelente caminho para melhorar a gestão da sua empresa e impulsionar os negócios. Nesse artigo vamos explorar como uma consultoria organizacional pode ajudar uma pequena empresa e como identificar se realmente esta é o melhor investimento para o seu negócio.

Para aprofundar ainda mais sobre essa questão, você pode ler outros artigos que já foram escritos sobre o assunto e que abordam a temática da consultoria empresarial:

Consultoria organizacional para impulsionar os negócios

Toda empresa precisa se adaptar e inovar para continuar competitiva no mercado. Essa adaptação e inovação é também uma evolução: todos os dias as empresas e organizações precisam trabalhar para ser melhor do que o dia anterior. Do contrário, logo se tornará uma empresa ultrapassada e verá o seu nível de competitividade em queda.

Além da necessidade natural de adaptação, há ainda um fator a ser considerado que é próprio dos tempos atuais: as mudanças estão ocorrendo muito rapidamente. E isso exige das empresas não apenas disponibilidade para mudanças constantes, mas também flexibilidade e revisão contínua do modelo de negócio, dos produtos e serviços, da estratégia e das práticas de gestão adotadas.

Tudo isso, porém, não ocorre em um momento de pausa da empresa: é em meio a todas as demais obrigações (captar novos clientes e vender, manter os clientes atuais, pagar contas, gerenciar os funcionários, e tantas outras atividades) que os administradores, gestores e líderes devem trabalhar para aperfeiçoar o seu negócio. E conciliar todas essas atividades não é tarefa fácil. É nesse momento que surge o auxílio da consultoria organizacional.

O trabalho de uma consultoria organizacional não é algo à parte do dia-a-dia da empresa e tampouco uma atividade a ser terceirizada: trata-se, ao contrário, de uma parceria estabelecida entre a empresa de consultoria e a pequena empresa interessada em crescer.

Conforme exploramos no artigo A importância da reunião entre o consultor e o cliente, o consultor organizacional não é um profissional que assume as atividades gerenciais e estratégicas da sua empresa em forma de terceirização, de modo a tirar de sua empresa a obrigação ou responsabilidade de realizá-la, mas é aquele que trabalha em conjunto com a sua empresa para somar e multiplicar em favor dos objetivos definidos.

É nesse trabalho conjunto, unindo o conhecimento e as experiências do consultor e do cliente, que as soluções surgem, o resultado é alcançado em um menor tempo e os negócios são impulsionados.

Por isso dizemos que uma consultoria organizacional é para a pequena empresa que deseja crescer e se aprimorar, e que aceita essa ajuda que os consultores podem oferecer. Sua empresa deseja isto?

Uma pequena empresa pode contratar uma consultoria organizacional?

Um engano comum dos empresários e gestores é acreditar que consultoria organizacional é algo restrito apenas para grandes empresas ou para empresas com bastante recursos financeiros para investir. Isso não é verdade.

Aqui na Intelliplan Consultoria Empresarial ajudamos diariamente pequenas empresas que, apesar de possuírem recursos limitados, têm a disposição e a coragem de acreditar e investir no próprio negócio para fazê-lo crescer.

Atualmente é totalmente possível e viável para uma pequena empresa contratar uma consultoria organizacional e contar com o auxílio, presença e experiência de consultores que podem colaborar para o desenvolvimento do seu negócio. É fundamental, porém, que o empresário certifique-se de que essa empresa de consultoria possui, de fato, experiência no atendimento de empresas no porte, condições e características de sua empresa. Pois assim como há no mercado muitas pequenas empresas e cada uma possui a sua realidade e objetivos, o mesmo pode-se dizer quanto às empresas de consultoria organizacional.

Consultoria organizacional para pequenas empresas

Investimento na própria empresa para organizar e crescer

Outro fator importante é ter em vista que contratar uma consultoria organizacional é um investimento na própria empresa. Portanto, não se trata de apenas mais uma despesa ou conta a pagar – e quando a contratante enxerga a consultoria dessa forma, há grande chance de o trabalho não ser realizado com sucesso – e tampouco obtém-se um resultado fabuloso em pouquíssimo tempo.

Assim, ao contratar uma consultoria organizacional, tão mais importante do que ter em vista a situação atual da pequena empresa, é ter diante dos olhos o futuro esperado para a empresa. De certo a consultoria trabalhará para que sua empresa alcance melhores resultados desde já, mas os efeitos do trabalho serão sentidos principalmente com o passar do tempo.

O início é o diagnóstico empresarial

Como descobrir qual o momento ideal para contratar uma consultoria organizacional? Mais ainda: como ter uma visão mais clara sobre a realidade que a sua pequena empresa vive para então escolher e contratar uma consultoria organizacional que esteja mais de acordo com essa realidade?

A resposta para essas e outras perguntas estão no que chamamos de diagnóstico empresarial. É fundamental que sua empresa analise e busque ter mais clareza sobre a real situação que está vivendo, e assim aumentará as chances de sucesso ao contratar uma consultoria organizacional. E isso acontecerá tanto porque sua escolha será mais certeira e realista como porque a consultoria lidará com uma empresa que não tem uma visão irreal de sua empresa, o que facilita o trabalho.

Para ajudar micro, pequenas e médias empresas a compreenderem melhor a situação que estão vivendo, identificando tanto as suas forças como suas fraquezas, a Intelliplan desenvolveu o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Aproveite e faça o download gratuito aqui.

Por que contratar uma consultoria organizacional?

Se você deseja compreender ainda melhor como uma consultoria organizacional pode ajudar a sua pequena empresa, você pode, além de ler os artigos citados no início desse texto, acessar gratuitamente o e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Esse material foi desenvolvido pela Intelliplan para ajudar os empresários e gestores a compreender como funciona o trabalho de uma consultoria organizacional, quais são os benefícios de contratar esse serviço e como tomar a melhor decisão. Aproveite e faça o download agora mesmo!

Por que contratar uma consultoria empresarial?