Consultoria para lojas

Consultoria para lojas – Aprimorar a gestão e a atuação

Consultoria para lojasO que buscar em uma consultoria para lojas? Há reais benefícios em contratar uma consultoria empresarial para melhorar o resultado de uma loja?

Uma loja – assim como qualquer outra empresa – necessita ser bem gerenciada e possuir uma boa atuação no mercado para se destacar, atrair clientes, gerar negócios e crescer. E a consultoria empresarial pode ser um excelente meio para aprimorar a gestão e melhorar os resultados expressivamente. Trata-se de um investimento na própria empresa.

Veja nesse artigo algumas considerações importantes sobre como uma consultoria para lojas pode ajudar o negócio.

A competição no varejo

O mercado varejista é caracterizado por uma grande competição e por ser muito dinâmico. São milhares de empresas ofertando produtos para os consumidores e disputando através de ofertas, promoções e diferenciais. Continuamente surgem novos produtos, novas propostas, novas ideias, e o consumidor deseja e busca isso.

Para os empresários e gestores varejistas, porém, é um enorme desafio sobreviver e crescer nesse mercado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, mais seletivos e mais informados, e essas mudanças no consumidor já exigem do varejista uma nova postura e uma adaptação do negócio. Eles ainda desejam uma experiência cada vez mais personalizada de atendimento, de produtos e de serviços, exigindo que as lojas e empresas invistam em novos canais, tecnologias e, claro, na gestão do negócio (veja neste artigo como analisar a gestão de uma empresa).

Além disso, a cada dia novas lojas e empresas são abertas para atuar no varejo, a fim de aproveitar o aumento do número de consumidores no país. Isso faz com que, além das mudanças do mercado e dos consumidores que já aumentam a competição, tenha um aumento entre os players do varejo. Por isso é fundamental conhecer quem são os seus concorrentes e quais as características e demandas atuais dos seus consumidores.

Como uma consultoria para lojas pode ajudar

Ao contratar uma consultoria para lojas há a oportunidade de aprimorar e impulsionar os negócios em um espaço de tempo menor e com maior segurança.

Os consultores atuarão conforme a realidade e os objetivos do cliente. Ou seja, trata-se de uma imersão dos consultores no negócio, com as suas características e necessidades, para ajudá-lo a aprimorar as suas práticas de gestão e ter uma atuação mais marcante no seu setor. A consultoria é, portanto, um investimento na própria loja, a fim de melhorar os resultados.

É fundamental que a empresa de consultoria escolhida tenha experiência no varejo e com o porte da sua empresa (a realidade de uma micro empresa é diferente da realidade de uma média empresa, por exemplo, isso precisa ser levado em consideração pelos consultores e na escolha da consultoria). Além disso, é preciso ter clareza sobre a situação em que a loja se encontra e quais são os objetivos a serem alcançados. Do contrário, as expectativas não serão atendidas e a contratação de uma consultoria pode ser frustrante.

Quando uma boa empresa de consultoria empresarial é contratada e quando há disponibilidade para mudanças e envolvimento por parte da contratante, os resultados tão logo são percebidos.

A importância de uma boa gestão

Devido à dinâmica de uma loja, é fundamental ter uma gestão adequada às características do varejo. A consultoria pode ajudar a identificar quais são as principais oportunidades de melhoria na gestão e quais são as melhores soluções, bem como auxiliar na implantação dessas soluções. Conforme a necessidade da loja e a competência dos consultores será possível melhorar a gestão financeira, a gestão comercial, a gestão de compras, a gestão de pessoas e todas as outras áreas. Sempre guiado pelos objetivos da empresa.

É fundamental para a loja possuir uma boa gestão. Isso está diretamente relacionado ao sucesso da empresa. Há muitas lojas que enfrentam dificuldades não por falta de qualidade nos produtos ou por ter muitos concorrentes, mas por falharem na gestão da empresa, especialmente na gestão financeira e de compras.

Se você quiser analisar a situação da empresa, acesse o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial, desenvolvido pela Intelliplan Consultoria Empresarial.

A estratégia de crescimento

Possuir uma estratégia de crescimento para a loja é tão importante quanto ter uma boa gestão. Mas infelizmente muitas lojas não sabem como irão crescer nos próximos anos. São lojas preocupadas apenas com o hoje, mas que negligenciam o cuidado com o futuro da empresa.

Uma consultoria para lojas pode ajudar a elaborar a estratégia de crescimento da empresa, avaliando o mercado, identificando oportunidades e ameaças, e traçando o melhor caminho a ser percorrido para alcançar os objetivos almejados.

Por que contratar uma consultoria empresarial?

Se você deseja compreender ainda melhor como uma consultoria pode ajudar a aprimorar a gestão e a atuação de sua loja, acesse o e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Nele você descobrirá os benefícios e razões para contratar uma consultoria empresarial e como tomar a decisão.

Por que contratar uma consultoria empresarial?