Consultoria para micro empresa

Consultoria para micro empresas: sim ou não?

Consultoria para micro empresaContratar uma consultoria para uma micro empresa, sem uma grande estrutura e sem muitos recursos, vale a pena? Ou seria gastar recursos preciosos desnecessariamente e que poderiam ser melhor aproveitados de outra forma?

Nossa experiência sobre a realidade das micro empresas e sobre o trabalho de consultoria empresarial para esse público nos levam a afirmar: sim, consultoria para micro empresas é vantajoso.

Porém, cabe analisar se é o momento ideal para essa contratação. A análise principal não deve se concentrar se contratar uma consultoria empresarial é válido ou não, mas sim quando e como essa contratação deve ser feita. Muitas empresas ainda não estão preparadas para receber tal ajuda, e quando contratam uma consultoria acabam por ter uma má experiência.

Vamos explorar nesse artigo algumas considerações sobre a contratação desse serviço para uma micro empresa.

Entenda por que contratar uma consultoria para micro empresas

Para ajudar a compreender ainda mais o trabalho de uma consultoria empresarial e as razões para a sua contratação, recomendamos o material Por que contratar uma consultoria empresarial?, elaborado pela Intelliplan e disponibilizado gratuitamente.

A realidade das micro empresas

Assim como comer, dormir e receber cuidados com qualidade é fundamental para todas as fases da vida, mas é ainda mais importante quando falamos de um bebê ou de uma criança, o mesmo podemos dizer com relação às empresas: o aprimoramento contínuo, a busca pelo crescimento e a necessidade de adaptação é uma realidade para as empresas de todos os portes, mas é ainda mais visível e intenso nas micro empresas.

Devido a diversos fatores, como estrutura enxuta, poucos recursos financeiros e humanos, marca e/ou produtos ou serviços desconhecidos, pouco tempo no mercado, e outros, as micro empresas acabam por demandar cuidados que influenciam diretamente na sua sobrevivência no seu crescimento. Vale acrescentar ainda que muitos microempresários possuem pouca experiência em administração de empresas, e começaram a empreender por necessidade ou por oportunidade.

Como uma consultoria empresarial pode ajudar uma micro empresa

Toda essa realidade de uma micro empresa pode ser melhor vivida quando conta com o auxílio de um profissional experiente e capacitado. É exatamente nesse aspecto que uma consultoria empresarial pode ajudar.

Um consultor não substituirá a presença, o trabalho e a importância do empresário e administrador, mas complementará o seu trabalho com a experiência e o conhecimento que traz consigo.
O consultor trará para dentro da empresa conhecimentos práticos e importantes para que a empresa tome os rumos corretos e acerte na tomada de decisões. Será ele uma ajuda para que o negócio se fortaleça, lide melhor com as ameaças e aproveite bem as oportunidades que se apresentam.

Um dos principais benefícios de contratar uma consultoria para uma micro empresa é trazer para dentro alguém com a visão de fora. Em outras palavras: por vezes, o envolvimento do microempresário com a operação do negócio – e também com a administração, principalmente financeira – é tamanha que ele já não consegue acompanhar o mercado e enxergar soluções além daquilo que vive no dia-a-dia; ele acaba por se fechar na realidade em que vive e os problemas parecem já não encontrar solução.
O consultor empresarial é aquele que entra na realidade da empresa sem, contudo, se fechar nela, e traz para dentro dela as novidades, os conhecimentos e as possibilidades que estão fora e que podem ser exploradas dentro do negócio, ou mesmo aquilo que já está dentro e que pode ser melhor aproveitado – muitas soluções para os problemas já estão dentro da própria empresa, mas não foram percebidas pelo empresário, devido à sua visão limitada ou viciada.

Ainda com dúvida?

Sugerimos mais alguns artigos para compreender melhor o trabalho de uma consultoria empresarial:

  1. Consultoria empresarial para pequenas empresas: vale a pena?
  2. Por que investir em consultoria para sua empresa?
  3. 4 sinais de que está na hora de investir em planejamento
  4. Como analisar a situação de uma empresa

—————

 

Por que contratar uma consultoria empresarial?