Consultoria para pequenos negócios

Consultoria para pequenos negócios – Benefícios e Dicas

Consultoria para pequenos negóciosA contratação de uma consultoria para pequenos negócios pode significar o alcance de um novo patamar empresarial para uma micro ou pequena empresa.
Isso porque o principal objetivo de uma consultoria empresarial é ajudar esses pequenos negócios a aprimorar a gestão e melhorar sua atuação no mercado e, com isso, gerar melhores resultados financeiros.

Porém, é sabido que os pequenos negócios possuem menos recursos para investir e, por isso, são mais criteriosos – e por vezes, receosos – na contratação de serviços, ainda que para o bem da própria empresa. Daí a importância de conhecer mais a fundo o trabalho de uma consultoria empresarial.

Neste artigo iremos explorar os benefícios de contar com uma consultoria para pequenos negócios e daremos dicas de como aproveitar bem esse investimento.

Aqui no blog da Intelliplan há diversos outros artigos que tratam dessa temática. Alguns deles são:

Conheça mais a fundo o trabalho de uma consultoria empresarial e, em caso de dúvidas, entre em contato com a Intelliplan Consultoria Empresarial.

Consultoria para pequenos negócios vale a pena?

Se um negócio ainda é pequeno, possuindo uma estrutura física e número de funcionários enxutos e com pouca capacidade de realizar investimentos, é viável contratar uma consultoria? Não seria um passo além das possibilidades e da coerência?

Nossa experiência no atendimento de dezenas de pequenos negócios mostra que a atitude de um micro ou pequeno negócio de contratar uma consultoria empresarial é certeira e apenas favorece o desenvolvimento e o crescimento do negócio. E o motivo disso é simples: o papel da consultoria empresarial é ajudar o seu cliente a aprimorar as suas práticas de gestão, a atuar de maneira mais competitiva no mercado e melhorar os resultados financeiros.

Costumamos dizer, portanto, que uma consultoria empresarial é destinada para empresas que desejam crescer e que estejam dispostas a mudanças. E se o seu pequeno negócio atende esse pré-requisito, a consultoria pode realmente ajudá-lo.

No artigo Como funciona uma consultoria empresarial nós tratamos dos detalhes de como uma consultoria atua e pode gerar resultados.

O grande questionamento, portanto, não é em primeiro lugar: “O que uma consultoria pode fazer para o meu pequeno negócio?“. O que deve ser questionado e respondido inicialmente – e respondido pelos sócios e gestores – é: “Minha empresa está disposta a receber ajuda para crescer?“.

Quando há a abertura e a participação do cliente, o trabalho da consultoria tende a fluir com mais facilidade e os resultados alcançados serão ainda melhores.

Quais são os benefícios de uma consultoria para pequenas empresas?

Diante da busca sincera da pequena empresa por crescer e da abertura para receber ajuda externa, o trabalho da consultoria será focado em atingir os objetivos definidos pelo cliente, através de um trabalho conjunto. São os objetivos organizacionais, portanto, que conduzem o trabalho e definem os resultados que serão alcançados.

No e-book Por que contratar uma consultoria empresarial? elencamos uma série de razões para contratar uma consultoria para pequenos negócios e os benefícios que serão colhidos. Dentre eles, podemos listar:

  • Visão de fora: os consultores empresariais trarão uma visão externa e profissional da situação que vive sua empresa e dos objetivos que deseja alcançar. E esta visão é fundamental para elaborar e implantar estratégias e ações mais realistas e fundamentas.
  • Experiência acumulada: a empresa de consultoria empresarial traz consigo a experiência acumulada no atendimento a diversos outros segmentos. Isso significa trazer para dentro da sua empresa uma visão nova e atualizada sobre as práticas de gestão e estratégia que estão funcionando, bem como conhecer os meios mais rápidos e eficazes para solucionar os seus problemas.
  • Parceria: no decorrer de todas as semanas ou meses de trabalho tudo será desenvolvido numa parceria entre a empresa-cliente e o consultor. Contratar uma consultoria empresarial não é terceirizar uma responsabilidade de sua empresa. A consultoria entra para sua empresa com o intuito de, junto com sua estrutura existente, unir forças e transmitir conhecimentos que favoreçam o alcance dos resultados almejados.
  • Retorno sobre o investimento: quando a empresa conclui que alguma ação precisa ser tomada sobre uma determinada situação ou objetivo, é porque o custo de não fazê-la não é vantajoso. No que diz respeito à como fazê-la, há sempre diversas possibilidades. Mas um fato não se discute: em quanto menos tempo for alcançado o objetivo e utilizado a menor quantidade de recursos, melhor. É neste ponto que entra a consultoria empresarial.
  • Foco no resultado: A consultoria contratada não terá outro foco a ser não trabalhar para o alcance dos objetivos definidos. Não há distrações do ambiente da empresa ou divisão de atenção com outras atividades, como poderia acontecer com um funcionário interno. Continuamente os consultores trabalharão em prol do objetivo e sabem de sua responsabilidade para alcançá-lo, junto com você.
  • Aprendizado constante: as informações coletadas, as análises e as reuniões realizadas com os consultores são um aprendizado constante. E um aprendizado com teoria e prática. Se colocar na ponta do lápis quanto custaria adquirir todo conhecimento e experiência que é partilhado durante o trabalho de consultoria através dos meios tradicionais de aprendizado, de certo o investimento na consultoria empresarial se tornaria ainda mais interessante.
  • Suporte na tomada de decisões: devido à dinâmica do mundo atual e ao surgimento constante de novidades, tomar decisões importantes tornou-se algo rotineiro. São decisões que impactam o negócio da empresa no hoje e no futuro. E um pequeno deslize pode causar um grande prejuízo na empresa. Como os riscos em cada tomada de decisão são cada vez maiores, ter ao lado dos tomadores de decisões os consultores empresariais, com suas experiências e conhecimentos, pode colocar a empresa na trilha do sucesso.

Quer conhecer mais a fundo esses benefícios? Faça o download do e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Quando é o momento certo de contratar?

Guia Rápido para Diagnóstico EmpresarialOutra dúvida comum diz respeito ao melhor momento para contratar uma consultoria para pequenos negócios. Nós tratamos a fundo desse tema no artigo: Quando contratar uma consultoria empresarial.

Como já dito, algo fundamental é existir o interesse real da empresa em crescer e realizar as mudanças necessárias para isso.

Mas podemos ainda afirmar que é um risco contratar uma consultoria para pequenos negócios quando ainda não há uma compreensão profunda sobre como funciona o trabalho de uma consultoria e o que é o papel de cada uma das partes. Em outras palavras, é necessário que as expectativas estejam muito bem alinhadas. Do contrário, pode resultar em um investimento frustrante.

Outro fator essencial é que a empresa conheça em profundidade a sua própria realidade. Isso porque é grande o número de empresas que, devido à rotina diária e conceitos assumidos com o passar dos anos, não tem uma visão aberta, completa e realista sobre a sua própria empresa.
Para ajudar pequenos negócios a compreender a situação em que se encontra, a Intelliplan lançou o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. O material é gratuito. Aproveite!

Conheça melhor uma consultoria empresarial

Para conhecer mais a fundo o trabalho de uma consultoria empresarial e os benefícios e razões para contratar, acesse gratuitamente o e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Por que contratar uma consultoria empresarial?

Consultoria especialista em pequenos negócios

A Intelliplan Consultoria Empresarial é especialista em consultoria para pequenos negócios, já tendo ajudado dezenas de empresas a melhorar os seus resultados e se destacar no mercado.

Os serviços da Intelliplan estão divididos em cinco áreas de atuação:

Conheça mais sobre a Intelliplan e em caso de dúvidas entre em contato conosco. Vamos juntos descobrir como podemos ajudar o seu pequeno negócio!