Crescimento empresarial – Expandindo os negócios com solidez

Crescimento empresarialTratar sobre crescimento empresarial é lidar com a busca diária de todas as empresas, independente do seu porte ou mercado de atuação.

As empresas buscam e necessitam crescer, em primeiro lugar, por uma questão de sobrevivência. Sendo o mercado competitivo muito dinâmico, aquele que não evolui e cresce tende a ser derrotado e diminuído por aqueles que estão se destacando.

Já tratamos sobre este assunto da competitividade em diversos artigos do blog da Intelliplan Consultoria Empresarial. Trata-se de uma temática que deve estar sempre em discussão entre os empreendedores e gestores. Confira alguns desses artigos:

Lançamos ainda um e-book que trata justamente da competitividade empresarial em pequenas empresas. Você pode baixar gratuitamente: Dicas para uma pequena empresa ser mais competitiva.

Vamos neste artigo tratar sobre a busca pelo crescimento empresarial e os seus aspectos principais.

A busca pelo crescimento empresarial

Sua empresa está buscando crescer? Caso esteja – e esperamos sinceramente que sua resposta tenha sido positiva – sabe que não é uma tarefa fácil. E são 2 os principais motivos para essa dificuldade:

  1. Sua empresa não é a única que deseja crescer e que trabalha diariamente para isso. As demais empresas estão na mesma busca e isso cria um ambiente competitivo. Na prática, isso significa que sua empresa tem que realizar um excelente trabalho de forma a se diferenciar e encontrar oportunidades para se destacar e crescer.
  2. O crescimento não depende somente do desempenho da sua empresa. E as crises econômicas e políticas demonstram isso. Por mais que sua empresa esteja realizando um trabalho excepcional e consiga crescer em meio à crise, de certo esse crescimento poderia ser ainda maior com o mesmo trabalho e sem a crise. Vale ainda lembrar que o crescimento está relacionado à demanda dos consumidores, às inovações que se apresentam e renovam o mercado, e tantos outros aspectos.

Tudo isso, na prática, significa que buscar o crescimento empresarial não é apenas uma tarefa essencial, mas também constante.

No que diz respeito ao ambiente interno da empresa, é preciso que as melhores práticas gerenciais, os sistemas e ferramentas utilizados, os profissionais envolvidos e tudo o que diz respeito à sua estrutura esteja muito adequado; e no que se refere ao mercado, é preciso que a empresa tenha um conhecimento profundo sobre o mercado e possua uma boa estratégia de crescimento, tudo sendo bem executado.

Sem esquecer, é claro, que para uma empresa crescer ela precisa vender e vender bem. Quer melhorar as vendas? Conheça a Trilha de Sucesso – Aumentar as Vendas.

A realidade das micro, pequenas e médias empresas

Se toda empresa busca crescer e sendo esse um desafio presente em todos os mercados, não seria diferente no que diz respeito às micro, pequenas e médias empresas. Porém, surge aqui um agravante: essas empresas, em geral, possuem uma capacidade de investimento menor.

É sabido que para crescer é preciso investir. Não há mágica.

Por isso é necessário, também por parte dos negócios de menor porte, a disposição para investir e proporcionar esse crescimento. Obviamente, este deve ser um investimento estudado e preparado, não colocando o negócio em risco.

O risco maior, porém, é não realizar investimento algum ou pequenas apostas que não trazem um retorno compensador, e ter a esperança de que obterá um grande crescimento.

Por um lado, portanto, é preciso investir para crescer, e por outro, é preciso realizar investimentos na medida correta.

Quer descobrir quando é melhor realizar todas essas ações internamente (isto é, com os recursos e competências que a empresa já possui) ou com a ajuda de uma consultoria empresarial? Leia o artigo: Contratar uma consultoria empresarial ou realizar o trabalho internamente?

Consultoria de vendas

Gestão empresarial com qualidade

Outro fator, como já mencionado, que impacta diretamente no crescimento empresarial é a qualidade da gestão empresarial.

Nós tratamos mais profundamente sobre esse assunto no artigo: Gestão de pequenas empresas.

Trata-se de um movimento duplo:

  • Sem uma gestão empresarial realizada com qualidade, aplicando as melhores práticas, o crescimento fica limitado;
  • Uma empresa que consegue crescer sem uma boa estrutura de gestão, logo enfrentará problemas pois o crescimento não foi compatível com sua capacidade de gerenciamento.

É por isso que aqui na Intelliplan atuamos fortemente com a gestão empresarial em nossa área de Estruturação e Organização.

Uma empresa que deseja crescer ou que esteja em crescimento deve dedicar uma atenção especial ao seu ambiente interno. Do contrário, o crescimento pode atrapalhar o seu desenvolvimento e o seu resultado financeiro.

Atenção ao mercado para crescer

Se você é empresário ou atua na gestão de uma empresa, responda com o máximo de profundidade possível às perguntas abaixo:

  • Quem são os seus concorrentes?
  • O que eles apresentaram de novidade de no mercado nos últimos 12 meses?
  • Quais são os planos deles para os próximos 5 anos?
  • Quais são os gargalos apresentados por eles e onde eles estão mais fortes do que a sua empresa?
  • Quem são os seus consumidores?
  • Quais são as suas principais características comportamentais e demográficas?
  • Como a demanda deles mudará nos próximos 5 anos?
  • Quais são as tendências do seu mercado de atuação?
  • Quais tecnologias irão impactar o seu negócio em breve?
  • Essas são apenas algumas perguntas que podem revelar o quanto sua empresa está com relação ao conhecimento sobre o mercado.

E não se trata aqui de respostas rápidas e superficiais. Tudo pode ser muito mais explorado e analisado, e é justamente essa análise detalhada que são reveladas as principais ameaças e oportunidades para o seu negócio.

Infelizmente muitos empresários e gestores adquiriram ou formaram um conhecimento e visão sobre o mercado há alguns anos, assumiram como sendo uma verdade imutável, e já não mais questionam ou verificam se continuam sendo válidos.

Quer entender a importância de análise mercadológica para o crescimento empresarial? Acesse o e-book: Impulsionando negócios – Análise e gestão comercial e mercadológica.

Também aqui no blog da Intelliplan Consultoria Empresarial você encontrará diversos artigos e materiais sobre essa temática. Aproveite para navegar e atualizar o seu conhecimento.

Impulsionando o crescimento empresarial com a ajuda de uma consultoria

Consultoria para pequena empresa pode trazer benefícios interessantes? E quanto ao investimento necessário, é realmente viável?

Para responder estas e outras dúvidas, a Intelliplan Consultoria Empresarial lançou o Kit – Compreendo a Consultoria Empresarial.

Compreendendo a consultoria empresarial

Acesse esse material completo, leia os artigos e entenda como uma consultoria pode auxiliar o crescimento da sua empresa.

Crescimento empresarial – Expandindo os negócios com solidez
Compartilhe...Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Share on FacebookEmail this to someonePin on Pinterest