Desempenho organizacional

Desempenho organizacional: como melhorar com consultoria empresarial

Desempenho organizacionalDiariamente, uma empresa, através dos seus colaboradores, sistemas, fornecedores e parceiros, gera informações, realiza atividades dos mais variados tipos e busca progredir, alcançando resultados melhores. O que ocorre, porém, é que esse desempenho organizacional nem sempre é medido, acompanhado e faz parte da busca contínua por melhorias.

Dito de outra forma, a maneira como uma empresa trabalha e aquilo que ela realmente consegue realizar, analisados de diversas formas, vai gerar o que chamamos de desempenho organizacional. E muitas empresas sequer fazem essa medição. Mas além de ter consciência de como está sendo o desempenho de toda a organização, é preciso buscar melhorá-lo. Então, como fazer isso? E ainda: como uma consultoria empresarial pode ajudar nessa tarefa?

É isso que iremos aprofundar nesse artigo: como melhorar o desempenho organizacional através de uma consultoria empresarial.

Para saber ainda mais sobre o desempenho organizacional, veja o artigo: A importância de medir o desempenho da empresa.

A importância de medir o desempenho organizacional

Como saber se uma empresa realmente está caminhando na direção correta? Como certificar-se de que uma empresa está aproveitando bem de todos os recursos que tem à sua disposição? Como garantir que toda a organização está caminhando na direção necessária para atingir os objetivos definidos?
Em todas essas situações medir o desempenho organizacional é um passo fundamental.

Conforme citado no artigo sobre medição do desempenho da empresa, é através dos indicadores medidos que os sócios, administradores e gestores da empresa terão uma visão realista e ampla de como a empresa está evoluindo e poderá tomar as ações necessárias para impulsionar ou corrigir a atuação dos seus colaboradores. A ausência da medição, portanto, pode causar uma espécie de “cegueira gerencial”, onde não há clareza sobre o que a empresa de fato está realizando e onde está falhando.

A partir disso, percebe-se ainda a importância de medir o desempenho organizacional para gerar informações que permitam uma tomada de decisões mais fundamentada e acertada.

A busca contínua por melhorar o desempenho organizacional

Uma vez conhecido o real desempenho que uma organização está alcançando, é necessário trabalhar para melhorá-lo. E por via de regra, sempre é possível alcançar alguma melhoria. E essa deve ser uma busca contínua de todo gestor.

Percebemos com frequência aqui na Intelliplan, enquanto atendemos micro, pequenas e médias empresas, que é possível melhorar o desempenho organizacional aproveitando melhor dos recursos (pessoas, sistemas, equipamentos, entre outros) que já estão disponíveis e sem a necessidade de realizar novos investimentos. Ou seja, devido à falta de clareza ou conhecimento sobre sua própria empresa e sobre como utilizar os recursos já adquiridos e disponíveis, muitas empresas deixam de explorar o máximo deles e acabam por ter um desempenho aquém do que seria possível.

Sabemos, porém, que nem sempre é fácil e rápido perceber quais melhorias podem ser realizadas, como realizá-las e, principalmente, aplicá-las no dia-a-dia. As atividades operacionais e gerenciais tendem a consumir o tempo e realizar novas atividades nem sempre é fácil. É nesse ponto que uma consultoria empresarial pode ajudar (para entender ainda melhor o trabalho de uma consultoria, veja o artigo Como funciona uma consultoria empresarial).

Como uma consultoria empresarial pode ajudar a melhorar o desempenho

Em última instância, o foco de uma consultoria empresarial é melhorar os resultados do cliente tendo em vista os seus objetivos. Isso significa, portanto, melhorar o desempenho organizacional.

Para uma empresa que deseja realizar mais com menos, que está buscando que seus colaboradores gerem resultados melhores ou que deseja ter uma gestão melhor estruturada, contratar uma consultoria empresarial pode ser o caminho mais rápido e barato.

Conforme explicamos no artigo Quando contratar uma consultoria empresarial, trata-se de um investimento que uma empresa realiza para ter um auxílio experiente para alcançar seus objetivos. Por isso, se por um lado há a necessidade de investir recursos financeiros, por outro há a aceleração no alcance dos resultados, o que torna o investimento vantajoso.

São muitos os motivos para contratar uma consultoria empresarial. É preciso, porém, compreender o que é e como funciona uma consultoria. Este artigo pode ajudar: 5 motivos para contratar uma consultoria empresarial.

Entenda ainda melhor o trabalho de uma consultoria empresarial

Para compreender ainda melhor como uma consultoria pode ajudar a melhorar o desempenho organizacional da sua empresa, acesse o e-book desenvolvido pela Intelliplan Consultoria Empresarial: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Por que contratar uma consultoria empresarial?

1 comment

[…] sobre o mercado, conhecer os concorrentes, informar-se sobre os seus clientes e elaborar formas de melhorar o seu desempenho, ela realizar um investimento valioso e de extrema importância para o sucesso da sua […]