Diagnóstico Empresarial

Diagnóstico empresarial para pequena empresa

Diagnóstico EmpresarialHá momentos em que se torna fundamental uma visão mais realista e ampla da pequena empresa para que as ações corretivas possam ser tomadas. E a melhor forma de fazer isso é através do diagnóstico empresarial. Trata-se de uma ferramenta, um meio, para verificar como a empresa se encontra em cada um dos seus departamentos.

Se você deseja realizar esse diagnóstico, acesse o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Trata-se de um material desenvolvido pela Intelliplan Consultoria Empresarial para ajudar pequenos empresários a melhor compreender a situação em que sua empresa se encontra.

Vamos nesse artigo explorar um pouco mais sobre essa questão.

A importância do diagnóstico empresarial

Realizar uma análise da empresa é essencial para uma ação mais coerente e adequada. É comum encontrarmos empresários e gestores com uma visão distorcida sobre sua própria empresa: às vezes por não quererem revelar os gargalos e erros e outras vezes por não conseguirem enxergar oportunidades de melhoria. O diagnóstico empresarial tem justamente o propósito de ajudar os administradores a avaliar os principais aspectos da empresa, e a partir deles realizar um estudo mais profundo do que se passa em cada departamento e situação.

Quando o diagnóstico é bem realizado, ele permite à empresa não apenas identificar as falhas, mas demonstra quais são as forças da empresa; ou seja, confirma quais são os departamentos, procedimentos e profissionais mais sadios e competentes da empresa, nos quais vale a pena continuar a investir e ter como referência.

Identificando a situação da pequena empresa

É importante compreender que uma empresa é um organismo vivo e que sofre contínuas mudanças, ora provocadas pelo ambiente interno ora devido ao ambiente externo. Isso significa que tudo dentro da empresa está interligado, e que a organização não é algo isolado do mundo, mas que é afetado por ele. E ao realizar o diagnóstico, isso precisa ser levado em consideração.

Na prática, analisar a situação da pequena empresa é avaliar não somente os seus resultados financeiros ou de vendas, por exemplo, mas também como cada departamento está realizando as suas atividades, como está a comunicação entre os departamentos e colaboradores, se as melhores práticas de gestão e ação estão sendo utilizadas, se os profissionais estão sendo bem liderados e se os objetivos estão alcançados; é preciso verificar ainda se o negócio e o propósito da empresa estão realmente sendo vividos ou se há desvios e se a estratégia da empresa está sendo observada e se esta ainda é válida. Enfim, são muitas as avaliações que um diagnóstico empresarial permite fazer.

Obviamente, diagnosticar como a pequena empresa se encontra é apenas o primeiro passo. Após identificar as forças e fraquezas, é preciso partir para a ação: corrigir as falhas e fortificar ainda mais o que já está forte. Apenas reconhecer que há problemas ou que algo pode ser melhorado não é o suficiente.
Caberá então avaliar se a empresa terá condições de realizar internamente as melhorias utilizando dos próprios recursos ou se contará com uma ajuda adicional. O importante é não guardar o resultado do diagnóstico na gaveta e continuar a conviver com as falhas.

Guia para diagnóstico empresarial

Para ajudá-lo a avaliar a sua pequena empresa, faça o download do Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Os seguintes departamentos estão contemplados neste guia: financeiro e fiscal, recursos humanos, comercial, marketing, logística, compras e produção. Será um ótimo início!
Depois, não deixe de conferir os outros materiais disponibilizados pela Intelliplan.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial