Estratégia organizacional

Estratégia organizacional – Planejando e estruturando o crescimento

Estratégia organizacionalPossuir uma estratégia organizacional, mantê-la atualizada e revisada e vivê-la no dia-a-dia deveriam estar no topo da lista de ações de uma empresa. Na verdade, deveria ser a estratégia organizacional aquela que definiria o que deve e o que não deve ser feito, quando deve ser realizado e de que forma.

Portanto, estamos falando aqui daquela estratégia maior que contém os estudos realizados pela empresa, os objetivos claramente definidos e os caminhos que devem ser seguidos para alcançar aquilo que é almejado. Obviamente, não se trata de algo estático, como um documento escrito em algum momento da história e que mesmo diante das mudanças não sofreu qualquer revisão ou releitura.

São 3 perguntas que norteiam toda essa questão:

  1. Quais são os objetivos que sua empresa pretende alcançar?
  2. Como esses objetivos serão alcançados?
  3. Como sua empresa está executando o planejado e quais têm sido os resultados obtidos?

Ter essas respostas e mantê-las atualizadas é fundamental para o sucesso de toda empresa.

Vamos nesse artigo tratar sobre a importância da estratégia organizacional e como extrair benefícios dela.

Você ainda pode conferir outros artigos no blog da Intelliplan Consultoria Empresarial que abordam a mesma temática:

Estratégia organizacional

Enxergar a empresa e o mercado como um todo. Eis o requisito básico para elaborar uma estratégia empresarial. Não basta olhar apenas para dentro da empresa, tampouco olhar somente para fora dela. Também não é interessante olhar apenas para uma parte da empresa ou uma parte do mercado, é preciso enxergá-los e analisá-los por inteiro.

Por outro lado, essa visão do todo não pode ser ampla demais a ponto de não perceber os detalhes, os gargalos, os riscos e as oportunidades que estão presentes nas pequenas situações.

Daí a importância da estratégia organizacional: ela permite à empresa, em primeiro lugar, formar um conhecimento aprofundado e amplo sobre o seu próprio negócio e sobre o mercado; a partir desse conhecimento e tendo em vista aquilo que se espera alcançar (ou seja, os objetivos organizacionais), elabora-se uma estratégia, um meio, um caminho para alcançá-los.

Uma empresa que caminha sem uma estratégia é como alguém que caminha sem rumo. Ainda que esse alguém deseje sempre estar seguro, ter como se sustentar e continuamente aprender e crescer, ele não sabe bem o que deve fazer para isso acontecer e muito menos se, de fato, terá tudo o que deseja.

Falamos aqui da estratégia maior, que contempla o todo da empresa, que a guia na direção correta. Dentro dela – ou a partir dela – estarão as estratégias mais específicas (e estas estão sempre mais sujeitas à mudanças e adaptações).

Cabe então começar a perguntar: qual a estratégia da sua empresa? Segui-la levará ao objetivo desejado?

Os objetivos organizacionais

Saber onde e como a empresa quer estar nos próximos anos é a questão fundamental. Sem isso não há como planejar. Porém, muitos derrapam quando o assunto é definir os objetivos e, por isso, a estratégia acaba por não ser bem elaborada.

Apenas afirmar que a empresa quer crescer não é definir um objetivo. Também não vale dizer que a empresa quer ser a maior ou a melhor em determinadas condições, pois é muito vago.

De maneira geral, todo objetivo organizacional deve ser:

  1. Realista: definir um objetivo que não pode ser alcançado, seja por exagero ou impossibilidade, não pode ser considerado um bom objetivo.
  2. Mensurável: todo objetivo deve ter condições de ser medido e acompanhado. Do contrário, como saber se ele está sendo alcançado (e não apenas se já o foi)?
  3. Motivador: não basta ser realista e mensurável, é preciso motivar aqueles que trabalharão. Definir que uma empresa deve crescer 0,1% em faturamento de um ano para o outro pode ser realista e mensurável, mas não é nem um pouco motivador, pois não há desafios, não há grandes conquistas, não há necessidade de esforço maior.

Além disso, é importante notar que os objetivos não devem ser definidos apenas com base na opinião ou desejo. É preciso analisar o mercado, conhecer a fundo a sua empresa (conheça o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial) e com base em análises e números, traçar objetivos que coerentes.

É preciso, portanto, todo cuidado na definição dos objetivos. Como se pode perceber, o erro de muitas estratégias não está na estratégia em si (ou seja, no “como será alcançado”), mas no objetivo mal definido (“aquilo que se espera alcançar”).

A importância de possuir uma estratégia fundamentada e revisada

Da mesma forma como falamos sobre os objetivos, podemos dizer quanto à estratégia em si: esta precisa ser fruto de estudos, análises e decisões bem fundamentadas, e não de opiniões baseadas em conhecimentos desatualizados.

Uma estratégia precisa ter fundamento, e um fundamento baseado em dados, em informações úteis e atuais. Também precisa ser continuamente revisada: se há o trabalho inicial de desenvolver a estratégia organizacional, também deve existir, em vista dos benefícios que serão obtidos, a revisão contínua da estratégia para garantir que ela será sempre uma boa guia.

Essas revisões demandam, por vezes, novos estudos do mercado e uma nova análise da situação da empresa. Daí surge a oportunidade de ir além: realizar um monitoramento do mercado, e não apenas estudos pontuais.

Razões para monitorar o mercado

Ajuda com a estratégia organizacional

No artigo Consultoria de planejamento estratégico – Ajuda precisa nós tratamos sobre 2 aspectos relacionados à estratégia:

  1. A importância que tem para uma empresa;
  2. O esforço necessário para desenvolvê-la.

Ou seja, se por lado é fundamental para uma empresa que possua uma boa estratégia desenvolvida e executada, por outro o desenvolvimento de uma estratégia de qualidade demanda esforço, conhecimento e experiência.

Por isso, recorrer ao auxílio de consultores especializados e com experiência no desenvolvimento de estratégias pode ser o caminho mais rápido e barato para ter uma estratégia de qualidade.

Aqui na Intelliplan Consultoria Empresarial mantemos uma área de Estratégia Empresarial focada no desenvolvimento de estratégias para micro, pequenas e médias empresas. Acesse e conheça!

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