Estratégia para crescer

Qual a estratégia da sua empresa para crescer?

Estratégia para crescerToda empresa deseja crescer. Mas nem toda empresa sabe como tornar isso uma realidade. E aqui não estamos falando de falta de recursos, limitação de investimentos ou mercado desfavorável. A grande consideração é que muitas empresas querem crescer mas não possuem uma estratégia para isso, não planejaram o seu crescimento.

Vamos explorar nesse artigo a importância de uma estratégia empresarial para o crescimento saudável e vertiginoso.

A busca contínua pelo crescimento

Na maioria das vezes, o crescimento está diretamente relacionado com a sobrevivência da empresa. Como as empresas não vivem de forma isolada e as demais empresas estão buscando ser competitivas, além das mudanças no mercado, não crescer pode significar ser engolido ou ficar pelo caminho.

Ainda que o mercado não esteja em um momento fácil para o crescimento das empresas, a busca do empresário deve ser o crescimento, e não apenas como se manter. Responder a pergunta “como crescer?” é diferente de responder sobre “como manter?”. Porém, aquele que está crescendo, está mantendo a sua existência; mas nem todos os que se mantém estão crescendo, e aí existe o risco para o negócio.

Ao buscar continuamente formas de crescer, ainda que o resultado concreto leve algum tempo para aparecer, a empresa concentra os seus recursos no “mais“: mais negócios, mais oportunidades, mais clientes, mais análises, mais buscas, mais tentativas. Quando as pessoas dentro de uma empresa entram na zona de conforto e deixam de buscar esse “mais” perde-se o potencial que há em cada um de criatividade e construção de novas soluções. E o que uma empresa precisa para crescer é justamente dessa criatividade e capacidade de inovação.

Daí a importância dessa pergunta: sua empresa está buscando crescer ou apenas se esforçando para manter-se?

Crescer sem estratégia?

À medida que uma empresa assume essa postura de crescimento contínuo – independente do quanto o mercado apenas mostra cenários negativos – outra pergunta deve ser respondida: qual a estratégia da empresa para crescer?

É grande o número de empresas que não possuem uma estratégia formal para impulsionar o crescimento. Muitos empresários acabam por confundir o desejo de crescer e os palpites de possíveis soluções com uma estratégia.

Não deixe de conferir o artigo: A importância da estratégia para a pequena empresa.

Para crescer de maneira consistente, sólida e segura é preciso uma estratégia empresarial bem elaborada. Uma estratégia que tenha analisado os dados de mercado, as tendências, levantado as possibilidades e considerado os riscos e oportunidades de cada uma delas, e diversas outras ações, todas de acordo com os objetivos que a empresa quer alcançar no curto, médio e longo prazos.

Cada vez mais o mercado se torna competitivo e novos concorrentes surgem. Também os consumidores parecem mudar o seu comportamento com uma frequência maior do que há poucos anos. E essas mudanças constantes exigem uma estratégia sólida. Do contrário, a empresa será levada conforme os ventos soprarem, e nem sempre os ventos sopram na direção desejada pelos empresários.

Uma estratégia de crescimento atual e revisada

Algumas empresas, ao contrário, possuem uma estratégia. Foi elaborada com qualidade e vem orientando os negócios. Porém, está desatualizada, não foi revisada recentemente.

Toda estratégia necessita de revisão periódica. As pessoas, as empresas, o mercado e as situações mudam e aquilo que foi definido pode não surtir mais o efeito desejado.

Supondo que você queira ir de carro de São Paulo até Campinas. Você então elabora a sua estratégia: avalia todas as rotas possíveis, os custos, o tempo, e escolhe aquela que é mais adequada. Na data programada, você começa o seu trajeto. Na metade do caminho, porém, você descobre que uma das rodovias está interditada, e terá que tomar um caminho até então não previsto. Será preciso revisar a sua estratégia, pois um caminho novo significa uma nova duração de viagem, alteração nos custos, e muitos outros fatores.

Da mesma forma com a estratégia empresarial: se uma estratégia foi elaborada em 2014 para o período de 5 anos, é bem provável que até o ano de 2019 aconteçam situações não previstas. Isso pode até não mudar o objetivo final, mas pode exigir revisar o caminho a ser percorrido.

Vale a pena pedir ajuda?

Possuir e executar uma estratégia empresarial traz muitos benefícios para as empresas. Justamente por isso deve haver o cuidado no desenvolvimento da estratégia.

Se, por um lado, cada empresa é inteiramente responsável por sua estratégia (não é algo que possa ser terceirizado, pois faz parte da essência de todo negócio), por outro, ela pode contar com a ajuda de profissionais experiências nesse tipo de atividade. E uma das opções é contratar uma consultoria empresarial.

Por que contratar uma consultoria empresarial?

A Intelliplan Consultoria Empresarial atua diretamente com micro, pequenas e médias empresas ajudando-as a desenvolver suas estratégias de crescimento, através da área de Estratégia Empresarial. Aproveite para conhecer!