Gerenciamento de projetos – Passo-a-passo para uma gestão de qualidade

Em uma parceria entre a Intelliplan e a Project Builder, partilhando do conhecimento de ambas as empresas, desenvolvemos o material: Como a gestão de projetos pode ajudar nos desafios das pequenas empresas.

Nesse artigo, você confere alguns trechos desse e-book. Aproveite para baixar o material completo nesse link.

Passo a passo para um gerenciamento de projetos de qualidade

Gerenciamento de projetosGerenciamento de projetosA primeira questão que é fundamental de se compreender, quando for implementar a filosofia de gerenciamento de projetos em uma pequena empresa, é que os processos não podem e não devem funcionar como numa grande empresa. Um negócio de menor porte tem menos recursos, menos funcionários e, por isso, precisa de um gerenciamento mais específico.

Da mesma maneira, uma grande empresa é mais lenta. Uma decisão deve passar, muitas vezes, por uma série de análises técnicas de diferentes áreas e por diversos gestores, o que torna-se uma vantagem para as pequenas empresas que conseguem tomar decisões e agir de forma mais rápida.

O primeiro passo, portanto, é a empresa perceber a sua realidade, tomando consciência de que sua gestão e o conhecimento sobre o mercado podem ser aprimorados, e que se toda essa gestão for suportada e facilitada por práticas e ferramentas de gestão de projetos, o ganho tende a ser muito maior.

A partir daí, é buscar o auxílio e as soluções adequadas. É trabalhar para melhorar os seus resultados. E isso é possível com pouco investimento.

Use o benefício da agilidade

O gerenciamento de projetos numa grande empresa é mais engessado por um motivo: a grande quantidade de processos e funcionários pode fazer com que as coisas fujam do controle. Por isso é necessário planejar minuciosamente cada uma das etapas do projeto, dando pouco espaço para improvisos.

Se, por um lado, o fato de ser menor torna uma empresa mais vulnerável ele também a torna mais ágil. E um gerente de projetos deve saber aproveitar essa característica. Como o processo decisório é bem mais rápido, uma pequena empresa pode se ajustar muito mais rapidamente às condições do mercado. Por isso, os processos dentro de um projeto não podem ser tão engessados.

Uma ideia, numa grande empresa, pode demorar meses para ser implementada, pois precisa passar por avaliação de várias áreas, comitês, gestores, etc. Numa pequena empresa, a mesma ideia pode ser implementada em poucas semanas. O gerenciamento de projetos deve levar em conta esta velocidade e dar espaço para mudanças de rumo e implementação de novos processos mais eficientes.

Capacitar os funcionários

Os funcionários de grandes empresas tendem a estar mais familiarizados com as técnicas de gerenciamento de projetos. Numa pequena empresa, especialmente se seus colaboradores não têm experiência em companhias maiores, os jargões e processos podem se tornar até mesmo incômodos. Por este motivo, é fundamental o treinamento dos funcionários.

É preciso explicar os benefícios do gerenciamento de projetos e como o próprio trabalho diário pode ganhar em eficiência, precisão e reconhecimento. Também é necessário explicar o aspecto técnico de cada uma das ferramentas e como elas afetam os processos e a empresa como um todo. Precisa de mais dicas? Então leia este artigo que te ajudam a preparar a equipe para adotar metodologias de gestão de projetos.

Como a gestão de projetos pode ajudar nos desafios das pequenas empresas

Para toda empresa, em especial aquelas de pequeno porte, gerenciar as atividades que são realizadas é fundamental para acompanhar os resultados e fazer os ajustes necessários. E a gestão de projetos apresenta-se como uma solução prática e viável – aliada à boa gestão e estratégia – para impulsionar os resultados e tornar a empresa mais ágil e eficaz.

A Intelliplan e a Project Builder trabalham nessa direção: ajudar empresas a serem melhor gerenciadas e alcançar resultados ainda mais positivos.

Faça o download do e-book!

Como a gestão de projetos pode ajudar nos desafios das pequenas empresas