Gestão profissional – Profissionalizando e melhorando os resultados

Gestão profissionalEm um mercado cada vez mais competitivo, ter uma gestão profissional é um pré-requisito para as empresas que desejam crescer. Isso porque a existência de uma boa gestão empresarial não traz apenas benefícios internos, mas torna a empresa mais capaz de competir e se destacar no mercado.

Se há uma série de benefícios trazidos pela implantação de uma gestão profissional, há também um conjunto de desafios para implantá-la e mantê-la em funcionamento. Isso porque toda empresa é um organismo vivo e passa continuamente por mudanças, sendo afetada tanto por fatores internos como externos. E a gestão precisa evoluir e responder a todas essas mudanças.

Vamos neste artigo explorar essa temática da profissionalização da gestão. Para aprofundar ainda mais o tema, confira outros artigos do blog da Intelliplan Consultoria Empresarial:

Gestão profissional para melhorar os resultados

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. E essa busca deve ser, de fato, contínua. Acontece que a dinâmica de uma empresa apresenta desafios onde nem sempre é possível cuidar apenas de questões estratégicas que irão impulsionar os resultados finais no decorrer do tempo.

É comum empresários, diretores, gestores e profissionais de lideranças se encontrarem mais ocupados em questões operacionais do que táticas e estratégicas. O dia-a-dia da empresa parece consumi-los e, como muitos dizem, não sobra tempo para cuidar de aperfeiçoar a gestão.

Nossa experiência oferecendo consultoria para micro, pequenas e médias empresas mostra que essa falta de tempo (e até de prioridade) para as questões gerenciais se deve justamente devido à falta de uma gestão profissional. Isso resulta em retrabalhos, inconstância na operação, falta de controle, desencontro de informações, e diversos outros sintomas que, realmente, tiram o sono daqueles que deveriam focar seus esforços em gerenciar.

É preciso ter claro que pensar e iniciar um processo de profissionalização da gestão é um investimento na própria empresa (e sendo um investimento trará o seu retorno positivo com o decorrer do tempo) para torná-la mais organizada, controlada e produtiva.

Cabe ainda recordar que há empresas que não respondem às oportunidades de mercado que aparecem por não estarem em condição de atender à demanda. Mas isso não se deve a uma limitação de produção, mas sim por uma limitação gerencial: aumentar o volume de trabalho interno significaria deixar de cumprir prazos, reduzir a qualidade ou mesmo instaurar um clima de trabalho não favorável.

Assim, é possível perceber que uma empresa que não é bem gerenciada não apenas tem que lidar diariamente com problemas internos, mas também limita o seu crescimento e coloca em risco a sobrevivência do negócio.

Profissionalizar a gestão deve ser visto como um caminho natural e contínuo de toda empresa que deseja crescer.

A ausência de um bom planejamento

Um dos sintomas mais claros de uma empresa que não possui uma gestão profissionalizada é a ausência de um planejamento (e aqui podemos mencionar os mais diversos: fiscal, financeiro, produção, estratégico, marketing, comercial, entre outros).

Essas são, em geral, empresas reativas, e não ativas. Ou seja, são negócios que vão respondendo no dia-a-dia ao que acontece, ainda que esses eventos não os levem para um local ou situação por ela planejada, ao contrário das empresas ativas, que respondem aos acontecimentos tendo em vista os objetivos que ela definiu para si próprias e agem para provocar situações que os levem para onde desejam.

Alguns artigos podem ajudar a aprofundar essa questão:

Gerenciar de forma profissionalizada é assumir uma cultura de planejamento, onde planejar e seguir o planejamento sejam ações presentes no dia-a-dia da empresa.

A falta de processos, procedimentos, controle e indicadores formais

Também quando tratamos de uma gestão profissional que melhore os resultados é preciso ter claro a importância da padronização e da flexibilidade.

No mercado atual, uma empresa para ser competitiva não pode a cada dia, conforme os acontecimentos e mudanças, realizar as suas atividades de uma forma; isso gera custos altos, retrabalho, falta de organização e afeta negativamente a qualidade de vida no trabalho. É preciso ter processos, procedimentos, controles e indicadores padronizados e formalizados (leia mais sobre isso no artigo Melhoria de processos – Uma ajuda importante).

Por outro lado, uma empresa não pode ser tão rígida na sua forma de atuar de modo que não consiga se adaptar às situações e responder às surpresas e oportunidades do mercado. É importante que exista a flexibilidade.

Estruturar uma empresa que tenha uma cultura forte, com uma forma de trabalho definida e capaz de se adaptar ao mercado é o que se espera de uma gestão profissionalizada.

Dando os primeiros passos – A mudança de mentalidade

Diante de tudo isso, o que fazer? Como profissionalizar uma empresa?

O ponto inicial é a mudança de mentalidade: é preciso estudar, entender e acreditar nas melhorias e benefícios que a gestão profissional pode trazer.

Para muitas empresas, assumir a postura de um negócio estruturado, que planeja e que gerencia de maneira eficaz suas atividades é um salto enorme. Outras empresas, porém, já estão mais próximas dessa realidade e precisam apenas se ajustar. Mas tudo começa com essa mudança de postura: deixar de lado a informalidade e assumir uma forma de gestão mais organizada.

Posteriormente, é preciso compreender mais a fundo a realidade que a empresa vive atualmente. Para melhorar algo é preciso conhecer a situação atual e ter claro onde se espera chegar.
Para ajudar as empresas a compreender a realidade que estão vivendo, a Intelliplan Consultoria Empresarial lançou o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial

Através deste diagnóstico sua empresa pode ter mais clareza sobre os aspectos a serem melhorados e assim iniciar a implantação de uma gestão profissional.

Buscando ajuda para profissionalizar a gestão

Obviamente, há muito material disponível (livros, artigos, cursos, entre outros) que podem ajudar a capacitar para realizar tal melhoria. O importante é ter claro que tornar a empresa melhor gerenciada existe tanto uma reestruturação organizacional como uma nova postura estratégica.

Outro caminho, além da capacitação pessoal, é contar com o auxílio de uma consultoria empresarial especializada em profissionalizar a gestão de empresas.

A Intelliplan Consultoria Empresarial é especialista na prestação de consultoria em gestão, estratégia e mercado. Nós melhoramos os resultados de micro, pequenas e médias empresas.

Entenda como uma consultoria empresarial pode ajudar na profissionalização da gestão

Quer compreender como uma consultoria empresarial pode implantar uma gestão profissional na sua empresa? Quer conhecer os benefícios de contratar uma consultoria empresarial?

Acesse o e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Por que contratar uma consultoria empresarial?

Gestão profissional – Profissionalizando e melhorando os resultados
Compartilhe...Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Share on FacebookEmail this to someonePin on Pinterest