A importância do planejamento na pequena empresa

Importância do planejamentoQual a importância do planejamento na sua pequena empresa? Perguntando de outra forma: planejar é uma ação concreta realizada no dia-a-dia da empresa ou algo para o qual não é dada a devida importância?

Uma pergunta ainda mais interessante de ser feita é: qual o custo gerado na sua empresa por não planejar?

Sabemos, por um lado, que as empresas têm consciência da importância do planejamento para o seu sucesso. Porém, percebemos que na prática esse conhecimento não é transformado em ação; são poucas as empresas que, de fato, possuem uma cultura de planejamento.

Vamos nesse artigo explorar essa temática e entender os benefícios do planejamento em uma pequena empresa.

Para compreender como o planejamento e a estratégia afetam o crescimento de uma empresa, veja o artigo: Qual a estratégia da sua empresa para crescer?, disponibilizado aqui no blog da Intelliplan.


A importância do planejamento

Vivemos em um mundo onde tudo parece mudar com uma frequência cada vez maior e a cada dia novidades surgem que geram oportunidades e trazem ameaças para as pessoas e empresas.

Toda essa dinâmica acelerada pode servir de argumento para não planejar. Ou seja, há profissionais e empresas que podem afirmar: “De que adianta planejar se amanhã tudo será diferente?”.

Contudo, é justamente devido ao dinamismo do mercado que o planejamento ganha ainda mais importância.

Uma empresa que não reconhece a importância do planejamento e vive sem utilizá-lo será fortemente conduzida e influenciada pelos movimentos do mercado, e esses movimentos podem, muitas vezes, levar a empresa para direções que ela não deseja.

O fato de o mercado estar dinâmico não tira a importância do planejamento, mas torna o seu desenvolvimento e, principalmente, a sua revisão constante a chave de sucesso para o negócio.

Se o mercado está oferecendo continuamente diversas opções, se a todo instante novos concorrentes surgem, se os consumidores estão cada vez mais exigentes, torna-se ainda mais importante planejar e definir quais caminhos a empresa tomará e ações são benéficas e como elas serão concretizadas.

O planejamento na pequena empresa

Quando se trata de uma pequena empresa, o planejamento deve também ser considerado prioritário. Trata-se de negócios ainda em desenvolvimento e com poucos recursos para investir e gerir, e tudo deve ser muito bem controlado e planejado para que o tão esperado crescimento venha.

Ocorre, porém, que na grande maioria das pequenas empresas a prioridade é a operação, e a operação sem planejamento. As rotinas operacionais consomem o tempo e os recursos do pequeno negócio e parece não haver tempo para planejar. Ou será que poderíamos afirmar que não há tempo e recursos justamente por falta de planejamento?

Para muitas pequenas empresas, dar importância ao planejamento é realmente uma mudança de cultura. É sair de um pensamento orientado diretamente para a ação e migrar para um pensamento orientado para a ação planejada. Mas os benefícios dessa mudança realmente valem a pena.

O planejamento que aumenta a competitividade

Daí surge uma oportunidade incrível para pequenos empresários: se grande parte das pequenas empresas não dão a devida importância para o planejamento e se planejar torna a empresa melhor gerenciada e aumenta as chances de alcançar os objetivos traçados, isso significa que as empresas que investem em planejamento aumentam consideravelmente a sua competitividade no mercado.

Quer aumentar a sua competitividade no mercado? Faça o download do e-book Dicas para uma pequena empresa ser mais competitiva e saia na frente.

Dicas para uma pequena empresa ser mais competitiva

E para entender melhor como uma consultoria empresarial pode ajudar uma pequena empresa a se destacar no mercado, inclusive implantando uma cultura de planejamento, acesse o artigo: Consultoria empresarial para pequenas empresas: vale a pena?