Estratégia empresarial

Estratégia empresarial – Como conseguir melhores resultados

Estratégia empresarialA busca por resultados cada vez melhores é incessante em todas as empresas. Porém, muitas são aquelas que não possuem uma estratégia empresarial que conduza para continuamente vencer as barreiras e melhorar os resultados. Há, portanto, muitas empresas que querem crescer, mas não se preparam para isso.

Esse preparo e definição de como a empresa atuará no mercado e internamente é realizado através da estratégia empresarial. É nela que a empresa deve condensar as informações e as definições sobre os objetivos que deseja alcançar e o caminho que irá trilhar. Mais do que isso: a estratégia não deve ser apenas um guia, mas uma ferramenta continuamente utilizada pela empresa para tomar decisões e acompanhar o desempenho.

A importância da estratégia empresarial

Peter Drucker afirma que “quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido o porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar“.

Quando falamos de estratégia empresarial, portanto, não nos referimos apenas a uma boa prática de gestão. Trata-se de algo fundamental para a existência e condução de toda empresa: a estratégia não é apenas um mapa, mas ela define as características da empresa e do negócio, a maneira como ele é conduzido e onde ele deve chegar. A estratégia trata diretamente da essência da empresa.
É justamente por falta de uma estratégia sólida que muitas empresas ficam pelo caminho ou mudam com uma frequência desnecessária: são empresas que ainda não definiram claramente quem são, para onde estão indo e de que forma farão isso.

Obviamente, a estratégia empresarial não é o único fator que determina quem a empresa é e se alcançará o sucesso almejado. Contudo, o desenvolvimento e a execução de uma estratégia adequada aos objetivos podem impulsionar os resultados.

Se você quiser saber como uma consultoria empresarial pode auxiliar na elaboração de uma estratégia, veja neste link.

Como a estratégia empresarial pode impulsionar os resultados

Uma analogia simples pode ajudar a compreender como a estratégia empresarial impacta nos resultados. Você sabe como construir um armário desde o início? Sabe quais são as ferramentas e os materiais necessários? Sabe quanto tempo durará esse trabalho? Sabe quais são os contratempos mais comuns de acontecerem? De certo, um especialista em construção e montagem de móveis responderá a essas perguntas e executará o trabalho com muito mais eficiência e eficácia do que um leigo no assunto, pois ele possui o conhecimento, o preparo e a experiência.

A estratégia empresarial é essa preparação, é traçar o caminho antes de percorrê-lo, é se preparar para os contratempos, é reunir as ferramentas, pessoas e informações necessárias. E com certeza, as empresas que fazem isso, alcançarão os seus objetivos com muito mais eficiência e eficácia do que aquelas empresas que não tiveram o mesmo cuidado.

A estratégia impulsiona os resultados pois torna a empresa menos frágil aos desafios do mercado e é sempre um guia seguro para seguir adiante e não mudar os planos a cada pequena novidade que surge.

É preciso, portanto, possuir uma estratégia bem elaborada, baseada em dados e informações cuidadosamente coletados e analisados, e totalmente orientada para o alcance dos objetivos definidos.

O acompanhamento do mercado

Outro fator determinante é possuir uma estratégia atualizada e adequada. Há empresas que investiram tempo e recursos na elaboração de uma estratégia, mas o tempo passou, o mercado mudou e a estratégia não foi revista. Apenas ter uma estratégia não é o suficiente.

É fundamental que a empresa acompanhe o mercado e identifique movimentos que podem impactar o seu negócio. E se for necessário, revise a sua estratégia.

Para compreender melhor a importância de acompanhar o mercado, acesse o e-book: Razões para monitorar o mercado.

Razões para monitorar o mercado