Negócios e oportunidades

Negócios e oportunidades – Identificar e gerar negócios

Negócios e oportunidadesA busca por negócios e oportunidades deve ser constante. A cada dia, a cada nova situação, a cada mudança e evolução, novas oportunidades são apresentadas e novos negócios podem ser gerados. É preciso, portanto, estar atento.

Acontece, porém, que muitos empreendedores buscam esses negócios e oportunidades promissores apenas em caso de necessidade. Não realizam um verdadeiro monitoramento do mercado para continuamente identificar e gerar negócios. E com isso são desperdiçadas grandes chances de sucesso.

Vamos nesse artigo explorar alguns aspectos sobre essa temática. Para aprofundar, faça o download gratuito do e-book: Como identificar oportunidades de negócios, desenvolvido pela Intelliplan Consultoria Empresarial.

Navegando pelo blog da Intelliplan você encontrará outros artigos e materiais que podem ajudar na sua busca por oportunidades no mercado.

A busca por novos negócios e oportunidades

A dinâmica atual do mercado exige dos empreendedores e gestores que não se acomodem, mas que continuamente estejam prospectando novos negócios e oportunidades. Tudo está mudando rapidamente e o número de concorrentes aumenta vertiginosamente, o que significa que há uma disputa maior também pelas oportunidades que o mercado oferece.

Por outro lado, além do dinamismo do mercado, há a necessidade de crescer e sobreviver em meio a toda essa competição, e isso por si só já exige uma postura de busca e apostas.

Ocorre, porém, que muitos querem a via mais fácil e rápida (que na maioria dos casos é inexistente): negócios com alta lucratividade, pouco investimento e baixo risco.

Na verdade, encontrar, construir e manter bons negócios deve ser uma tarefa diária sustentada por muito trabalho e paciência. Não se planta e colhe no mesmo dia.

Existem sim boas práticas de gestão e de atuação mercadológica que podem ajudar a obter resultados satisfatórios e em um espaço de tempo menor, mas não há mágica: o trabalho é necessário, o planejamento é primordial e a atenção às mudanças deve ser constante.

Como identificar oportunidades de negócios

Cabe ainda observar que um negócio ou oportunidade não pode ser julgado bom ou ruim apenas em si mesmo, mas depende também da experiência e conhecimento com o negócio pretendido daquele que irá empreender e da capacidade de investir.

Ou seja, ainda que determinado setor do mercado esteja em um bom momento e com boas perspectivas de crescimento, é necessário avaliar a capacidade do empreendedor de atuar nesse setor (além, claro, de um bom plano de negócio). Por isso é fundamental buscar negócios e oportunidades onde já exista um mínimo de experiência, reduzindo os riscos inerentes em qualquer negócio.

Veja alguns artigos no blog da Intelliplan Consultoria Empresarial que podem ajudar:

Gerar negócios em uma empresa existente

Outro fator importante, mas muitas vezes ignorado, é que quando se fala de negócios e oportunidades estes não estão restritos às novas empresas e novos empreendimentos, mas também diz respeito às empresas já constituídas e que muitas vezes sofrem justamente por não conseguirem gerar novos negócios continuamente.

Nós tratamos desse tema no e-book: Gerando negócios com inteligência digital e competitiva.

Gerando negócios com inteligência digital e competitiva

Independente do porte de uma empresa, mas principalmente entre as micro e pequenas empresas, que possuem menos recursos e estão mais frágeis aos movimentos do mercado, todo empreendimento deve se preocupar com a identificação de oportunidades no mercado e com a busca para gerar novos negócios, sejam eles dentro daquilo que já é o cotidiano da empresa ou mesmo além daquilo que é o comum dos seus negócios.

Como uma consultoria empresarial pode ajudar

Percebemos assim que há 2 fatores que devem ser considerados:

  1. A identificação e avaliação de possíveis negócios e oportunidades;
  2. O planejamento, a construção e a manutenção desses negócios.

Em ambos os casos é fundamental possuir uma boa estrutura de gestão e uma excelente estratégia de atuação. Afinal, de nada adianta ter uma boa oportunidade em mãos se a sua concretização não for bem conduzida. Daí pode surgir a necessidade de ajuda, uma vez que diversos aspectos estão envolvidos:

  1. Análise de mercado;
  2. Estudos de viabilidade;
  3. Planejamento financeiro;
  4. Desenvolvimento de estratégia empresarial;
  5. Desenvolvimento do plano de negócio;
  6. Estruturação da gestão;
  7. Identificação e escolha dos fornecedores e parceiros;
  8. Contratação adequada das ferramentas e sistemas de suporte;
  9. Captação de novos clientes;
  10. Entre outros.

E para essa ajuda é válido considerar a contratação de uma consultoria empresarial.

Quer compreender melhor o trabalho de uma consultoria? Acesse o Kit: Compreendendo a Consultoria Empresarial.

Kit: Plano de Negócios - Dicas e Guia Completo

Kit: Plano de Negócios – Dicas e Guia Completo

Conheça ainda a Intelliplan Consultoria Empresarial, especialista em micro, pequenas e médias empresas. Se quiser saber como podemos ajudá-lo, entre em contato conosco!