Planejamento de marketing digital

5 itens fundamentais em um planejamento de marketing digital

Planejamento de marketing digitalO planejamento de marketing digital possibilita ótimos resultados e maior otimização de recursos para empresas que investem em suas estratégias. Além disso, é por meio dessa prática que é possível guiar o andamento das campanhas, ajudar na definição das ações realizadas e avaliar o desempenho da empresa.

Mas você sabe quais devem ser os focos centrais de uma campanha de divulgação virtual? A seguir, confira quais são os 5 itens fundamentais em um planejamento de marketing digital para que sua marca seja um sucesso. Acompanhe!

1 – Pesquisas

A forma mais eficiente de saber a situação do mercado e como está o segmento da sua marca é pesquisando. Por isso, dedique um tempo para procurar notícias e artigos que tratem sobre os assuntos.

Por meio das pesquisas de mercado é possível descobrir qual é o seu público-alvo e quais são os hábitos de consumo dos usuários. Essas informações podem ser encontradas e monitoradas no Google, em blogs, fóruns e nas redes sociais.

2 – Planejamento

Não adianta você ter um orçamento alto para investir se o seu planejamento para marketing digital é fraco. Para que suas campanhas sejam eficazes, é preciso projetar quais são as estratégias da sua marca. Invista na criação de um documento, com a finalidade de organizar o passo a passo de seu planejamento.

É essencial que esse documento esteja sempre acessível para todos os envolvidos na campanha e para que as métricas sejam mais certeiras. Caso os resultados não sejam bons, não tenha medo se arriscar novamente. O importante é não desistir.

3 – Execução

Chegou o tão esperando momento: o de colocar o seu planejamento em prática. É nesse momento que você precisa definir os prazos e discriminar todas as tarefas para a sua equipe, que precisa se dedicar para que os objetivos estipulados sejam atingidos.

Depois de todos esses passos, aposte na definição de um cronograma de ações e execute, criteriosamente, todos as táticas estabelecidas.

4 – Monitoramento

Gerenciar um site e páginas nas redes sociais são tarefas que requerem muito esmero. É preciso tempo, dedicação e muita paciência. No entanto, para que essa experiência seja menos árdua e mais prazerosa, voltamos a insistir que é necessário se planejar.

O planejamento de marketing digital precisa englobar todos os pontos de seu negócio. Em seguida, é necessário definir uma métrica e quais serão os Key Performance Indicator, conhecido também como Indicador Chave de Performance, serão utilizados. Em seguida, acompanhe o desempenho no funil de vendas.

5 – Capacitação da equipe

Se a sua empresa conta com uma equipe, é necessário que ela esteja alinhada com o planejamento de sua marca. Isso porque saber navegar na internet definitivamente não significa ter conhecimento de como um planejamento para marketing digital é feito.

A sua equipe precisa ser treinada para que possa utilizar as ferramentas de marketing digital. Além disso, é necessário ter conhecimento sobre as técnicas que devem ser utilizadas. O profissionalismo é essencial para o sucesso de um negócio.

Como está o planejamento de marketing digital na sua empresa? Deixe um comentário e conte-nos a sua experiência!

Sobre o autor

A Flammo Comunicação Online atua há mais de 8 anos no mercado de projetos de marketing digital, tendo atendido marcas como MRV Engenharia, Vallourec, Fiat, Governo de Minas, dentre outras. Seu maior desafio é garantir que o investimento constante dos seus clientes na internet gere retorno real, escalável e previsível.

Conheça mais sobre a Flammo: flammo.com.br