Investir em Consultoria

Por que investir em consultoria para sua empresa?

Investir em Consultoria

Quando toma-se conhecimento do que é o trabalho de uma consultoria empresarial ou quando a empresa encontra-se em uma situação em que a possibilidade de contratar uma consultoria parece interessante, surge uma dúvida: por que investir em consultoria para a empresa? Realmente vale a pena? É a melhor solução?

É preciso ter claro desde o início: investir em consultoria não é a solução para todos os males. Uma consultoria para sua empresa pode sim gerar resultados positivos e significativos, mas para que isso aconteça uma série de fatores também deve ser considerado e praticado. Vejamos alguns.

Trabalho realizado em parceria

O trabalho de uma consultoria não é realizado de forma isolada. Se você pensa em contratar uma consultoria para entregar os problemas em suas mãos e simplesmente ficar à espera de uma solução, já está no caminho errado.
Uma consultoria empresarial vem para agregar valor, isto é, para se unir à sua equipe e trabalhar juntos, não para assumir isoladamente uma responsabilidade.

Portanto, investir em uma consultoria para a sua empresa não é delegar todas as suas responsabilidades, mas, ao contrário, é trazer o conhecimento e a experiência dos consultores para dentro de sua empresa e junto com eles alcançar os resultados esperados.
Se é isso que você está buscando, uma consultoria pode ser um bom caminho.

Maior velocidade e melhores resultados

Uma empresa não detém todos os conhecimentos disponíveis e não possui todas as experiências no mercado, tampouco uma empresa de consultoria empresarial. Mas é justamente na união desses conhecimentos e experiências que a empresa ganha força e aumenta as chances de alcançar os objetivos traçados.

Uma empresa de consultoria empresarial pode atuar em diversos segmentos do mercado e abranger diversas áreas de atuação. Isto faz com que ela tenha uma visão holística e traga consigo um know-how que pode ser aplicado em diversas situações.
Ao trazer essa visão, conhecimentos e experiências da consultoria para dentro da sua empresa, você acelera seus resultados, pois há uma diminuição na curva de aprendizado que sua empresa teria que percorrer para adquirir todas essas competências sozinha.

Investir em consultoria – Foco, objetivo e resultado

Não há a necessidade de contratar uma consultoria para atuar em todas as suas necessidades de uma só vez. Sua empresa pode ir aos poucos e dessa forma priorizar aquilo que causará maior impacto. Uma consultoria empresarial pode, por exemplo, realizar uma reestruturação organizacional em toda a empresa, passando por todas as áreas, departamentos, processos e pessoas, ou trabalhar em uma demanda específica da área de gestão de pessoas.

Por isso, antes de investir em uma consultoria para sua empresa, é preciso ter claro: qual são meus objetivos e qual é a minha prioridade?
E essa pergunta não diz respeito, em primeiro lugar, ao trabalho da consultoria – isto é, não se trata de responder “qual é o objetivo da consultoria?” – mas sim àquilo que diz respeito à empresa em si. Somente em um segundo momento, e para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, que entrará o trabalho da consultoria.

Quando há clareza por parte da empresa sobre os seus objetivos e quando há uma definição clara sobre qual será o trabalho da consultoria, as expectativas e as ações ficam alinhadas e as chances de sucesso aumentam.

Um bom caminho para analisar em que situação encontra-se a sua empresa, e então decidir se é o momento de contratar uma consultoria, é utilizar o Guia Rápido de Diagnóstico Empresarial, disponibilizado pela Intelliplan. É gratuito.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial

Quer conhecer uma empresa de consultoria focada em micro, pequenas e médias empresas?

Conheça a Intelliplan Consultoria Empresarial, uma empresa de consultoria focada em resultados.