Quando contratar uma consultoria empresarial

Quando contratar uma consultoria empresarial

Quando contratar uma consultoria empresarialMuitas empresas que já estão avaliando a contratação de uma consultoria ou mesmo aquelas que estão apenas na fase de cogitação, se perguntam: quando contratar uma consultoria empresarial? Há um momento ideal?

Obviamente, o momento adequado para contratar uma consultoria depende da realidade de cada empresa, tanto em termos de necessidades e objetivos como de capacidade de investimento. E este é um fato importante: uma consultoria deve ser encarada como um investimento sobre o qual você terá um determinado retorno, e não como uma despesa a mais da empresa.

O ponto inicial para decidir quando contratar é uma clareza sobre as reais necessidades e objetivos da empresa.

Compreensão das necessidades e dos serviços da consultoria

A atuação de uma consultoria empresa está diretamente relacionada a um objetivo a ser alcançado:

  • Aumento das vendas;
  • Reorganização dos processos de trabalho e das atividades;
  • Melhoria do desempenho dos funcionários;
  • Aumento da produtividade;
  • Elaboração de uma estratégia empresarial;
  • Desenvolvimento de um estudo de mercado;
  • Reestruturação financeira;
  • Entre outros.

É preciso, portanto, que a empresa que deseja contratar uma consultoria tenha uma compreensão profunda sobre qual é a necessidade da empresa e como ela acredita que uma consultoria pode auxiliá-la.

O trabalho dos consultores não substitui aquilo que é de responsabilidade dos sócios, administradores e gestores da empresa-cliente. Portanto, é a equipe interna da empresa que deve conhecer a realidade atual e o objetivo a ser alcançado. Os consultores trabalham para ligar uma situação à outra: sair da realidade atual e chegar ao objetivo almejado. Para isso é que serão realizadas as reuniões entre os consultores e o cliente e haverá tantas horas de trabalho focado.

Nesse artigo da Intelliplan você encontra uma boa ajuda para analisar a situação da sua empresa.

Escolhendo o momento certo para contratar

Alguns fatores devem ser considerados ao determinar o momento certo para contratar uma consultoria:

  1. Acolhida da empresa que deseja contratar para receber o auxílio e as considerações de um profissional de fora da empresa;
  2. Tempo determinado para alcançar o objetivo e tempo proposto pela empresa de consultoria;
  3. Disponibilidade de recursos;
  4. Ter encontrado uma empresa de consultoria com a qual houve identificação e confiança (além, claro, de a empresa de consultoria possuir as competências necessárias para realizar o trabalho).

De todos esses fatores, gostaríamos de chamar a atenção para um: a preparação da empresa para receber a consultoria. Muitas empresas encontram um consultor capaz de oferecer a solução no prazo desejo, possui competência para isso e a empresa tem o dinheiro para investir, porém não está preparada e aberta para receber um profissional de fora da empresa que irá conhecer detalhes sobre o negócio e propor soluções e mudanças.

Por isso, o momento ideal está diretamente relacionado com a preparação da empresa para realizar um trabalho em conjunto com a consultoria.

Há ainda um último fator: a real compreensão do que é o trabalho de uma consultoria.

Por que contratar uma consultoria empresarial?

Para ajudar as empresas a compreenderem como acontece uma consultoria empresarial e quais são os seus benefícios, a Intelliplan Consultoria Empresarial elaborou um material gratuito: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Por que contratar uma consultoria empresarial?

Material gratuito – Por que contratar uma consultoria empresarial?

Aproveite para compreender ainda mais como uma consultoria pode ajudar a sua empresa e então tome a decisão acertada sobre quando contratar uma consultoria.