Separando as finanças pessoais e empresariais

Separando as finanças pessoais e empresariais

Separando as finanças pessoais e empresariais

Um dos erros mais comuns que muitos empresários cometem ao ter uma empresa é não saber separar as finanças pessoais e empresariais. A personificação como dono do negócio é tão grande que o empreendedor começa a fazer pequenos gastos que podem ser do supermercado, por exemplo, até se apropriar de recursos maiores, já que o dinheiro é dele.
O contrário também é comum. Quando a empresa não está indo tão bem quanto desejado, sem qualquer plano, o empresário começa a tirar do seu próprio dinheiro para sanar pequenos buracos.

Vamos ensinar aqui, que nem a primeira ação, e nem colocar o próprio dinheiro, devem estar entre as possibilidades para resolver o problema.

Em primeiro lugar, essa desorganização pode comprometer seriamente a saúde financeira da empresa e um dos resultados pode ser até mesmo sua inviabilidade. Se na sua empresa, esse é um dos seus hábitos comuns, calma. Especialistas indicam que muitos empreendedores cometem o erro. Porém, o que não se pode é persistir. Vamos dar aqui algumas dicas para que você não tenha mais esse problema.

Separe as finanças

Esse é um dos itens essenciais para que sua empresa tenha saúde financeira. O primeiro a fazer, caso tenha em sua empresa uma gerência financeira, é conversar seriamente sobre o montante que é retirado e o quanto isso está comprometendo o empreendimento.
Em sua nova rotina, o dinheiro da empresa está proibido de cobrir suas despesas pessoais e você deve se segurar para não colocar nenhum dinheiro do seu bolso. Se você sentir que as finanças já estão comprometidas, não tenha dúvida em contratar um consultor para que ele indique quais as melhores ações para sanar o problema.

Contas no banco devem ser separadas

Outro ato muito comum do empreendedor é fazer da conta do banco da empresa a sua. Separe, definitivamente, as finanças pessoais e empresariais. Abra uma conta para a pessoa jurídica e outra para a pessoa física. Isso vai permitir que você não confunda os recursos e faça gastos com o dinheiro do seu empreendimento.

Planejamento

Faça um plano de negócios para a sua empresa, com todas as possibilidades de investimentos, gastos e receitas para os próximos meses ou anos. Quando se faz planejamento, fica mais difícil sair fora da previsão. Seguindo as ações que você mesmo planejou, fica mais fácil, inclusive, saber melhor da saúde financeira da sua empresa.

Se precisar, baixe nossa planilha para planejamento financeiro anual.

Planilha de Planejamento Financeiro

Material gratuito – Planilha de Planejamento Financeiro

Retiradas

É preciso uma definição de quanto o empreendedor fará de retirada em cada mês. Em primeiro lugar, nada de tirar o lucro em toda a sua totalidade, já que a empresa ficará sem fôlego para futuros investimentos. Pense em sua função e defina o seu pró-labore. Teve dificuldades? Se valha do consultor para chegar a um valor justo.

Contador

Se você é do tipo de empreendedor que trabalha sozinho na empresa e é uma espécie de faz-tudo, talvez seja a hora de contratar um contador, caso não o tenha, ou mesmo de solicitar mais a sua ajuda, caso sua empresa já tenha um contato. Esse profissional será capaz de detalhar, em relatórios mensais, como estão as finanças, apontando também quais são os principais problemas. Se ainda não chegou o momento de dar esse passo, que tal contratar um software de gestão de fluxo de caixas? É um programa que te ajudará a controlar tanto as finanças da empresa quanto as suas.

Não deixe para depois

Como você viu, separar as finanças pessoais e empresariais é um grande passo para garantir que seus negócios estejam sempre bem. Se o desejo é o de fazer um investimento, mas está sem recursos para isso, abrindo uma conta empresarial, poderá conversar com o seu gerente e saber das principais linhas de crédito, com juros muito menores.
A separação das finanças pessoais e empresariais é uma ação que vai mudar a sua vida e da empresa, e para melhor!

Precisa de uma ajuda para lidar com as finanças?

A Intelliplan Consultoria Empresarial é especialista em micro, pequenas e médias empresas e pode ajudá-lo nessa tarefa. Entre em contato conosco.